TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Marketing: O Novo Jeito de Consumir

Por:   •  8/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

1RESUMO

As escolhas do casal Weliton e Andrezza exemplificam um cenário que, aos poucos vem se tornando realidade no Brasil em outros países.O consumo no Brasil está mudando! Seja na mesa da família, nas escolhas de final de ano para o período de festas e principalmente no dia-a-dia do trabalho, a forma de pensar está mudando, desde a aquisiçãode um grande apartamento, compras de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, carros entre outros produtos mais sofisticados.

No trabalho, as escolhas também são tomadas levando-se em consideração a qualidade e os serviços agregados atrelados ao bem de consumo.O consumidor está cada vez mais disposto a pagar muito mais por um bem ou serviço de qualidade. A filosofia Just-in-time1 vem tomando força no mudo corporativo, criada no Japão na década de 70 pela Toyota Motor Company, o (JIT) foi criado com o propósito de coordenar a produção da fábrica com diferentes modelos e cores de veículos, produzindo-se apenas o que de fato seria necessário produzir. Hoje, muitos clientes não querem estocar insumos para suas impressoras ou máquinas de produção, eles querem comprar o que vão utilizar em um curto espaço de tempo, com o pensamento de que o fornecedor sempre estará preparado para suprir a sua demandaem quantidade, tempo de produção e entrega.

Nem sempre as empresas de logística conseguem atender de forma eficaz as exigências de seus clientes, devido às variáveis no Supply Chain Management2oCustomer Care3 de cada empresa precisa ser funcional e personalizado para conseguir atender a cada tipo de cliente. Em uma situação de item faltante em um pedido de venda daCaterpillar, por exemplo, líder mundial no fornecimento de equipamentos de construção, a inovadora empresa de 80 anos de tradição fornece uma gama de serviços ao cliente, começando pela pré-transação, com um ótimo atendimento comercial e propagandas, ela descentralizou a sua estrutura e reorganizou-se em unidades específicas de negócios visando à satisfação do cliente. Na hora da transaçãotambém não é diferente, com parcerias estratégicas, as instituições financeiras oferecem formas e taxas de financiamento que atendem a todas as classes sociais. O pós-vendas da Caterpillaré um dos melhores do seu setor, a pós-transação tem um papel muito importante no ramo de equipamentos pesados, por meio da Sotreq, a mais famosa revenda Brasileira, é possível acompanhar em tempo real a “saúde” do equipamento, os reparos mais urgentes, os prazos de atendimento as ideias de melhorias para o cliente e o acompanhamento periódico junto ao operador/cliente.

1. Produzido no tempo 2. Gestão da cadeia de suprimentos 3.Atendimento ao cliente

2 PRINCÍPIOS DOS 4R’s

As empresas que querem colher os bons frutos que a vantagem competitiva traz, precisam diferenciar-se de seus concorrentes barateando os valores do custo final dos itens, ou como mostrado na reportagem da revista EXAME, as empresas vem aumentando seus preços e consequentemente sofisticando os seus produtos na linha de produção, para sobreviver em um mercado tão competitivo, algumas empresas estão criando nichos para fugir do combate direto com as dezenas de concorrentes do mercado, vendas de itens básicos como liquidificadores e batedeiras não são mais uma boa idéiade rentabilidade. A multinacional holandesa Philips decidiu entrar em segmentos pouco exploradofazendo o lançamento de escovas de dente elétricas, fritadeiras elétricas que não precisam de óleo e um ferro de passar roupas com uma tecnologia que não queima a roupa. “As pessoas não compram produtos, compram benefícios4”Oprincípio dos “4R’s5” é um dos fundamentos mais importantes para a cadeia de suprimento.

Responsividade (Responsiveness)

Confiabilidade (Reliability)

Resiliência (Resilience)

Relacionamento (Relationship)

O conceito Just-in-time no mercado atual exige das empresas um desafio, atender cada vez mais em um curto espaço de tempo, levando em consideração as exigências de seus clientes com soluções flexíveis e personalizadas. Com visão de futuro e uma grande Responsividade no mercado consumidor, a montadora americana Forddesde o ano passado, deixou de produzir automóveis sem direção hidráulica e sem travas elétricas. Visando o conforto e a segurança do novo cliente, em 2014 vigorou uma lei que obriga as montadoras a incluírem airbag duplo frontal, um para o motorista e um para o passageiro e freios ABS em todos os carros da linha de produção.

A sofisticação da oferta e de seus produtos pode ser a saída para o sucesso em alguns setores como o de cerveja, por exemplo, as vendas da Ambev caíram 5% no começo de 2013, as vendas só não foram menores devido ao aumento no setor de cervejas Premium.

4. Frase dita por Theodore Levitt5. Princípio criado por Martin Christopher

O mercado está ficando mais seletivo, não é possível mais enganar o consumidor e mascarar o preço do produto com uma bela propaganda na televisão ou uma linda embalagem no stand de vendas. É o que vem acontecendo com o mercado de café, a prática de aumentar os preços sem qualificação dos produtos podem levar os clientes a perderem a Confiabilidade na marca e transformá-los em inimigos. Para escapar desse contexto, a fabricante mineira de café Três Corações decidiu entrar no segmento de cápsulas de café, chá e cappuccino. Com modelos de máquinas próprias, a empresa consegue se destacar entre seus concorrentes oferecendo produtos de alta qualidade, e um ótimo serviço de pós-vendas.

Fatores econômicos, políticos e comportamentais mostram que, as cadeias de suprimentos estão cada vez mais vulneráveis a mudanças drásticas e descontinuidades de produtos ou serviços, na matéria da revista EXAMEexiste um exemplo de Resiliênciafalando da era “tanquinho”, uma máquina que ficou muito conhecida na classe C por sua funcionalidade e preço acessível.

Marcas como Brastemp e Consul sentiram a necessidade de desacelerar a produção de “produtos simples” como: tanquinhos, geladeiras brancas simples, fogões de um forno entre outros, a estratégia adotada é colocar uma grande variedade de produtos a um preço mais alto, e não menos acessível, entre eles um fogão que se conecta a internet, em uma tela de cristal líquido ele faz downloads de receitas através da conexão Wi-Fi, a classe C está comprando mais itens de luxo. Ninguém quer ter uma geladeira pior que a do vizinho ou um celular que não entra no Facebook, onde estão todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com