TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como enxergar os processos

Artigo: Como enxergar os processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  Artigo  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Como enxergar os processos

Processo é um conjunto de tarefas queresultam em atender necessidades especifica focado no cliente. Existem processos em todos os setores da empresa, tanto na administração tanto na produção.

Temos que identificar os processos, masimportantes que têm a finalidade de negócios e auxiliares. Após serem identificados, podem ser divididos em macro processos, processos, atividades e tarefas.

Ponto de vista do cliente

As gestõesdos processos devem estar focadas na organização da empresa, o gestor deve colocar o foco da empresa direcionado para os clientes, pois todos os processos existem em função do cliente. O cliente é oponto de partida e final de qual quer empresa.

Os clientes têm o interesse que as empresas proporcionam conforto, solução rápida, custo baixo e maior valor agregado nos produtos ou serviço.Organogramas e processos

As empresas estruturadas por processos trabalham de forma horizontal, passando de atividade até chegar o resultado final do processo. Trabalhando por processos, cadafuncionário acaba automaticamente assumindo uma responsabilidade cada vez maior, o que só vem a contribuir para o crescimento da empresa como um todo.

Organizar por processos

As estruturas organizacionais convencionais apresentam algumas características indesejáveis que comprometem o desempenho das empresas: elas priorizam as funções em detrimento dos processos essenciais e exageram na divisão de tarefas, pois adotam o critério da otimização do funcionamento das áreas funcionais, o que leva à hiperespecialização. Nessa situação, as empresas têm estruturas hierárquicas rígidas e pesadas, repletas de “caixinhas” que executam pedaços fragmentados de processos de trabalho. Além disso, essas empresas têm muitos níveis hierárquicos, o que introduz impedâncias e perdas de carga e usam mais recursos que o indispensável.

A organização orientada por processos pressupõe que as pessoas trabalhem de forma diferente. Em lugar do trabalho individual e voltado a tarefas, a organização por processos valoriza o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade individual e a vontade de fazer um trabalho melhor.

A visão horizontal das empresas é uma maneira de identificar e aperfeiçoar as interfaces funcionais, que são os pontos nos quais o trabalho que está sendo realizado é transferido de uma unidade organizacional para a seguinte. É nessas transferências que ocorrem os erros e a perda de tempo, responsáveis pela maior parte da diferença entre o tempo de ciclo e o tempo de processamento nos processos empresariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com