TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Pedagogicas

Ensaios: Competencias Pedagogicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

NOME Lenice Berto

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentadas à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Katia Maria Santana Souto

Anhanguera Educacional

2014

1. Por que a leitura é uma experiência única, individual até mesmo quando duas pessoas leem uma mesma obra?

A leitura é uma experiência única por haver pontos de vista diferentes, individual, desta forma a mesma obra é analisada de modo diferenciamdo dentro de um mesmo contexto, entretanto é bom lembrar que a interpretação depende do grau de conhecimento de cada um, ao mesmo tempo que é fundamental que haja clareza na proposta do autor, para que a essência seja preservada, e que as visões de mundo não modifiquem o que o autor realmente quis transmitir ao leitor.

2. No vídeo, há uma cena mostrando os resultados do trabalho de uma professora com seus alunos. Apesar da obra lida ser única, os resultados são distintos, diferentes.

a. Por que isso acontece?

A reeleitura de uma obra pode ser feita sobre diferentes aspectos, nesse caso não ocorre uma “copia” do que foi dito, ou da leitura propriamente dita, e sim uma interpretação única.

Dessa forma acontece a riqueza de grandes obras, através da unicidade de cada um, onde a criatividade e imaginação ganham espaço, principalmente quando se trata da recriação de algo que foi proposto.

b. Como um professor deve atuar ao verificar tal diversidade em sua classe?

A atuação do professor deve ser a mais natural possível, a diversidade em classe pode ser um desafio prazeroso, onde o Educador aprende a lidar na prática com esse conteúdo rico de valores significativos.

REFERÊNCIAS

Video: Oficina de Leitura. Disponível em: https://docs.google.com/open?id= 0B1lf Otr2UH-Ea0pHVG01VUxFQWM. Acesso em 18. Set. 2014.

SOLÉ, Isabel. Leitura e procedimentos de estudo em todas as disciplinas. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EbDFpR2UtMV BEQV U/ edi t. Acesso em 18. Set. 2014.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura/ Isabel Solé Trad. Claudia Schilling- 6.ed. - Porto Alegre: Artemed, 1998.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »