TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CompetÊncias Profissionais Pedagogicas

Exames: CompetÊncias Profissionais Pedagogicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  1.840 Visualizações

Página 1 de 2

Competências profissionais pedagógicas

Atividade de autodesenvolvimento

Aula-tema 03: O ensino da leitura

Passo 1: Leia esse relato e imagine tal cena:

“A professora Renata, de uma turma do primeiro ano de escolaridade, leva todos os dias para a sala de aula um livro de literatura infantil e o lê para os alunos. Ao terminar, pergunta qual foi a parte da história que eles mais gostaram e a escreve no quadro. Em seguida, lê em voz alta o trecho que escreveu, acompanhando com o dedo a leitura. Como a biblioteca da escola é pequena, ela pediu a contribuição das crianças para que trouxessem livros, revistas ou jornais de suas casas. No dia seguinte ao pedido, recebeu a visita de Alice, mãe de um aluno, indagando-a sobre o motivo do pedido, já que a maioria das crianças daquela turma ainda não sabia ler.” (Fonte: ENADE 2008 – Pedagogia)

Passo 2: Em aproximadamente dez linhas, elabore um texto que:

Apresente e explique duas justificativas pedagógicas que deverão fundamentar a resposta da Professora Renata para Alice.

Explique a persistência do analfabetismo funcional, a despeito do trabalho pedagógico realizado nas escolas.

Através dos estudos que tivemos, verifiquei que o principal motivo da professora ter pedido os livros que para propiciar, para dar acesso à leitura, pois algumas crianças podem não ter esse acesso em casa com tanta facilidade, e mais a criança aprende ler vendo outras pessoas lerem e a escrever vendo outros escreverem, por esse motivo a professora Renata, lia e transcrevia as historias diariamente, sendo assim eles não somente aprenderiam a ler e a escrever mas, também a interpretar a historia que acabara de ler.

Através dessa atividade, e de sua atitude de pedir “ajuda” aos familiares em levarem os materiais para escola, ela incentiva os pais a lerem em casa com os filhos e motiva os alunos lendo todos os dias, estaria inserindo eles em um mundo apaixonante de leitura e escrita, assim não só os ensinariam a decodificar as letras, mas sim a entendê-las de forma correta.

E com certeza um objetivo de envolver a família foi obtida, não de uma forma positiva, mas percebemos que, no caso, a mãe ficou “preocupada” com o que estava acontecendo na escola de sua filha.

O analfabetismo funcional infelizmente ainda está presente em muitas escolas, pois o professor ainda tem a ideia que ser alfabetizado é saber decodificar as letras e escreve-las sem saber falar direito e sem saber o significado do que escrevem, e isso prejudica muito o nosso aluno pois saber ler as letras e escreve-las não significa que o aluno está alfabetizado, e sim um analfabeto funcional, ele lê e escreve mas não tem a mínima ideia do que esta lendo ou escrevendo não consegue interpretar o texto e nem falar corretamente.

Temos que mudar nossos conceitos sobre alfabetização e empenharmos a formar alunos alfabetizados de verdade que serão cidadãos que faros a diferença em nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com