TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências profissionais pedagógicas

Por:   •  9/4/2017  •  Dissertação  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso: Pedagogia – 6ª semestre

Título do Trabalho

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

                    Disciplina: Competências Profissionais Pedagogia 

Tutora: Heloisa Prenzler

Taboão da Serra

                                                            2016

[pic 2]

Título do Trabalho

A importância da atividade leitora

Aluna:

RA:

Fernanda Gomes do Nascimento

8202908012

Taboão da Serra

2016

[pic 3]

  • Competências Profissionais Pedagogia

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntas as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes."

Fonte: . Acesso em: 20 out. 2016.

 O texto apresentado é de Rubem Alves (1933 – 2014), que foi um dos educadores mais célebres e respeitados no Brasil e no exterior. Se refere à música. Como esse texto pode ser traduzido no contexto da leitura?

Descreva a importância da atividade leitora para a criança e explique como deve ser o ensino correto de estratégias do professor para a compreensão leitora.

O professor deve promover discussões coletivas para conhecer o que os seus alunos já sabem sobre determinado  assunto, legitimando informação adequados e propondo reflexões sobre idéias equivocados, pois esse processo permitira um planejamento adequado de sua praticas. O professor deve da autonomia aos alunos para as escolhas da leituras, assim a leitura se torna mais espontânea,sendo assim o professor sempre deve pontuar porque deve ler.

Ao educador cabe motivar as crianças, através de aulas moldáveis, objetivas e à altura das especificidades individuais, coletivas e contextualizadas ao saber. Sendo assim elas serão envolvidas,e incentivadas a ter sempre o desejo incontido de dizer precisamente o que sentem e o que pensam, compartilhando com os outros o seu mundo interior. O desenvolvimento da habilidade de compreensão de textos com  clareza e segurança é uma das tarefas mais difíceis a que se propõem os professores, e preciso que se escrever e ler bem  é motivo de satisfação pessoal, redigir com criatividade é tão importante para a vida quanto saber ler, escrever ou calcular. Em termos práticos, a palavra escrita influi na conduta das pessoas, no melhoramento das relações humanas

[pic 4]

 é indispensável para o trabalho coletivo e promoção da atividade de grupo. Conforme as afirmações de Gurgel (2009).

 “a prática metodizada da composição de pequenos textos, pela criança, exercitam as dificuldades mais nobres do espírito, educa os sentidos e habitua esta criança à observação da natureza, desperta a sua inteligência para as primeiras estéticas e proporciona condições favoráveis para o cultivo dos sentimentos.”

 A arte de escrever faz bem para todos nós, para as crianças é importante para o crescimento e desenvolvimento das habilidades perceptivas e cognitivas. A alguns subsídios importantes sobre a escrita. As autoras sempre procuram mostrar que a escrita é a expressão do pensamento. Que através da linguagem escrita, transmitimos os nossos sentimentos, as nossas emoções, desejos, afinal, muito do que se passa em nossa mente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (126.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com