TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Empresariais

Ensaios: Competências Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

Administração de Empresas

sumário

Introdução ------------------------------------------------ 01

Desenvolvimento ---------------------------------------- 02

Conclusão ------------------------------------------------- 03

01 INTRODUÇÃO

Hoje no mercado atual é crucial ter a organização dos custos, a empresa que sabe lidar com o histórico de seus custeios, tem mais liberdade de atuação, já a empresa que não tem conhecimento técnico dos seus custeios cedo ou tarde estará cada vez mais endividada e, por conseguinte não dará conta de seus compromissos com clientes e fornecedores, ao saber analisar seus custos a empresa pode cortar gastos desnecessários, melhorando seu fluxo de caixa, a sobra do fluxo pode servir para cobrir eventuais prejuízos que podem ser causados por tecnologia dos concorrentes, dar tempo para a empresa respirar até equiparar-se novamente com a concorrência, pois não é só lucro, depois de conseguir agradar a clientela sempre estar de olho nas novidades do concorrentes, ter capital suficiente investir na avaliação do serviço/produto novo oferecido pela empresa concorrente, é sempre preciso ter alguma forma de cortar os gastos e a melhor forma de fazer isto é pela análise de custos que é como lidar com as informações de custo de serviços e produtos computadas para planejar e controlar e auxiliar na tomada de decisões da gestão.

O método estatístico é muito útil para saber se é rentável novo investimento ou evitar prejuízos e cortar gastos desnecessários através de sua precisão já que é uma ferramenta empresarial para este fim.

Assim o gestor deve adquirir competências para direcionar bem o futuro da empresa rumo ao sucesso.

02 DESENVOLVIMENTO

A vantagem da utilização da estática, é que esta ferramenta, está em construir um pensamento crítico avaliar com precisão os dados e aliar com a eficiência da análise de custos para finalmente aplicar a eficácia atingindo o ponto de vendas de produtos e serviços oferecidos pela empresa tornando-a uma marca conhecida de qualidade no mercado.

O método estatístico de pesquisas apresenta vários tipos de variáveis que consistem em:

Variáveis qualitativas ou por atributos.

Conceito: Características únicas, exclusivas do objeto a ser pesquisado, são de dois tipos: Nominal e ordinal, que são muito utilizadas por empresas do governoo como o IBGE.

Variáveis quantitativas ou numéricas:

Quando os objetos de pesquisa têm caráter quantitativo, (idade, taxa de colesterol), tipo de pesquisa usada para quem pretende abrir um hospital particular pela precisão dos dados, ainda são classificadas em dois tipos: Contínua e Discreta.

A pesquisa estatística por amostra é importante que todos os dados sejam cuidadosamente escolhidos, pois esta pequena parte representativa tem que estar de acordo com o objeto de estudo, por exemplo: sabendo que em determinada região as pessoas (quase todos) gostam de futebol, não adianta entrevistá-las sobre tipo de material esportivo de tênis que gostariam de comprar, pois estas pessoas seriam péssimas escolha para amostra. Estar de acordo com a pesquisa de amostra demonstra saber primeiramente a escolha da região por costumes, sabendo antes os gostos e preferências, assim, fica mais fácil ter fidelidade à pesquisa de amostra, pois a amostra tem que ter a mesma característica para representar todo o conjunto.

A contribuição para empresa da pesquisa estatística tanto amostra ou variável são redução de custos, evitar prejuízo ou descobrir oportunidade de negócio.

A amostra pode servir de parâmetro de economia exemplo:

Num clube que funciona todos os dias inclusive os feriados, entrevista-se amostras de sócios:

use tabela pra encaixar o números

semana seg ter qua qui Sex Sáb dom feriado

horários 7hs-20hs 7hs-20hs 7hs-20hs 7hs-20hs 7hs-20hs 9hs-6hs 9hs-6hs 9hs-16hs

Freq 8-30 15-50 15-68 15-65 15-35 8-25 8-29 8-37

Mantendo um padrão de 15 entrevistados nos dias de semana na qual a frequência do clube é maior, o objeto da pesquisa era a questão sobre os horários de funcionamento do clube conclui-se através da pesquisa aos frequentadores que a maioria dos sócios prefere que o clube abra dás 11hs às 22hs. O novo horário além de atender melhor a necessidade dos sócios economizaria mais duas horas diárias para o clube durante a semana. Já nos finais de semana cuja freqüência é bem menor (pois a maioria dos sócios prefere viajar, fazer atividade num parque ou visitar museus ou zoológicos etc.), conclui-se através da pesquisa amostral a maioria prefere-se um novo horário das 13hs ás 19hs atenderia melhor os sócios que freqüentam o clube nos finais de semana, economizando, assim, mais uma hora dos finais de semana, no total de 3hs por semana que podem ser economizadas no clube, diminuindo os custos com energia, mão de obra contratada e materiais gastos desnecessariamente. Os critérios para a amostra foram os seguintes: sócios mais assíduos e influenciadores que mantém contato com outros sócios.

Uma pesquisa estatística com variável pode se dar da seguinte forma:

O administrador de uma empresa interessada a oferecer cursos de inglês e espanhol, pode se utilizar de uma pesquisa numa determinada região seguindo o critério de analfabetismo da região entrevistando estudantes seja para pesquisas on-line ou indo direto nas instituições de ensino governamentais ou particulares na cidade da região escolhida, a partir daí ver o número de interessados, dependendo dos números estatísticos observar se rentável o investimento de ensino de idiomas na região. A aqui a contribuição seria evitar prejuízos ou descobrir uma oportunidade de negócio através da pesquisa estatística.

Com a análise de custos o gestor pode ver se há necessidade ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com