TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências do Engenheiro de Produção em 2030

Por:   •  9/10/2018  •  Artigo  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

LUCAS FERREIRA DA SILVA

Atividade para avaliação semana 4: Introdução à Engenharia de Produção

MOGI GUAÇU – SP

2018


A Engenharia de Produção é o ramo da engenharia responsável por gerir processos produtivos levando em conta o maior número possível das dinâmicas envolvidas.

Segundo Paulo Mol Junior, Diretor de Inovação da CNI “o engenheiro deve possuir e desenvolver competências comportamentais para gerir pessoas, saber trabalhar em equipe e flutuar entre seus pares e time influenciando desta forma positivamente o meio, motivando a todos no sentido do objetivo profissional ao qual o time se propôs a cada projeto”.

Em meio aos avanços tecnológicos, não é possível estimar quais serão as competências do Engenheiro de Produção em 2030, mas com tamanhos avanços tecnológicos é possível fazer uma previsão sobre como será a situação das carreiras em 2030. O engenheiro de Produção enfrentará um grande avanço tecnológico, no que diz respeito à inteligência artificial, “internet das coisas” e robotização de processos.

A meu ver diante das inovações tecnológicas a criatividade e a adaptabilidade serão as duas competências mais importantes a serem desenvolvidas para trabalhar em Engenharia de Produção em 2030. Em primeiro lugar a criatividade, pelo fato do aumento da competitividade e surgimento de novas tecnologias e ferramentas, o futuro engenheiro de Produção deverá desenvolver a sua criatividade para se destacar em meio ao novo ambiente de trabalho. Em segundo lugar a adaptabilidade ao novo ambiente tecnológico e robotizado. Além disso, proatividade, dinamismo, espírito de equipe e de inovação serão elementos fundamentais.

Os Profissionais de engenharia em geral terão de aprimorar habilidades já existentes e desenvolver outras que se adequem a um ambiente de trabalho que não será mais o mesmo rodeado pelas novas tecnologias.

 

REFERÊNCIAS:

http://www.abenge.org.br/arquivos/forum_apresentacoes/Forum%202017%20-%20Paulo%20Mól%20-%20MEI.pdf – acesso em: 10/09/2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com