TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento

Tese: Comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Tese  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 10

1. “A preocupação do administrador com a cultura organizacional da empresa é um dos fatores relevantes para o sucesso de uma organização”. V ( ) F ( ) Justifique.

2. Clima e cultura organizacional são sinônimos pois refletem a organização

V ( ) F ( ) Justifique.

4. As Empresas necessitam de resultados, de lucro, sem lucro elas morrem; entretanto algumas organizações se preocupam com o estudo do comportamento organizacional que é uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento dos indivíduos e grupos dentro das organizações . Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sociais. Sendo assim qual a relação entre comportamento organizacional e lucro dentro das organizações?

5. Para que a abordagem contingencial tenha sucesso exige dos administradores algumas competências. Fale sobre essas competências.

6. A orientação contingencial do comportamento organizacional pode ser significativa para os gerentes ou administradores, pois lhe proporciona um modelo pronto de atuação para os problemas organizacionais.V ( ) F ( ) Justifique

7. “As organizações não operam em um vácuo”. V( ) F( ) Justifique.

8. O campo do Comportamento Organizacional cultiva uma visão pragmática, por essa razão realiza a análise dos indivíduos, dos grupos, da organização e dos resultados.

V( ) F( ) Justifique.

9. As organizações hoje, dificilmente estão sujeitas à força da entropia, facilitando dessa forma a atuação dos administradores, ao contrário do que acontecia no passado.V( ) F( ) Justifique.

10. A prática do feedback dentro das organizações, tanto em relação aos clientes internos como externos é de extrema importância para manter ou alterar o desempenho futuro das empresas.De que maneira as empresas podem realizar essa retroalimentação (em relação aos clientes internos e externos) ?

12. Sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes.Considerando que as empresas são um exemplo de sistema, qual o principal papel do administrador , levando em consideração contexto atual (PESTLEE)?

13. Dê um exemplo de uma situação em que o administrador atua não considerando a empresa como um sistema Sociotécnico Integrado.

1) O que você entende por Comportamento Organizacional ? Qual a sua importância ?

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático docomportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos noambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduziro absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.O comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores emum ambiente organizacional frente aos seguintes fatores :

o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores,o efeito do ambiente sobre a organização,Seus recursos humanos e seus objetivos,O efeito dos trabalhadores sobre as organizações, no que tange sua eficiência,eficácia e efetividade.2) O que você entende por cultura organizacional ?

Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais.Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.

3) Dentro do Conceito de Visão Sistêmica temos como base o estudo da Teoria Geral de Sistemas. Sob esta visão o que são sistemas e como são compostos ?

Sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotada de um objetivo.É composto de sistema aberto e sistema fechado.Sistema Fechado : ( sistema interno) : São os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda , pois são herméticos a qualquer influência ambiental . Sendo assim , os sistemas fechados não recebem nenhuma influência do ambiente e, por outro lado , também não o influenciam.Sistema Aberto: São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente , através de entradas e saídas. assim , os sistemas fechados não recebem nenhuma influência do ambiente e, por outro lado , também não o influenciam.Sistema Aberto : São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente , através de entradas e saídas .

4) O que é o que significa a sigla PESTLEE ?

Modelo de análise utilizado para realização do Planejamento Estratégico nas organizações. As organizações atuais são analisadas sob um novo contexto e consideram as seguintes variáveis :Variáveis consideradas neste modelo

Políticas

Econômicas

Sociais

Tecnológicas

Legais

Ecológicas

Ética

5) O mundo mudou e encaramos agora um novo contexto.Neste novo contexto consideramos 03 variáveis Importantes : “ Novas Tecnologias , Demografia e Globalização. “Em Novas Tecnologias sabemos que há cada 30 anos surge uma nova ciência ou um novo conhecimento tecnológico que rompe paradigmas e acarreta inúmeras modificações na economia e na sociedade.Estas etapas de evolução denominamos como “ ondas de evolução“.Quais são as 4 ondas conhecidas da variável “ Novas tecnologias “ ?

1ª Onda : Revolução da Química

2ª Onda : Revolução da Física

3ª Onda : Tecnologia da Informação

4ª Onda : Biologia- Evolução da Biotecnologia

6) O que é uma organização renovadora ?

A organização renovadora é aquela que se dispõe a mudar conforme a necessidade e alterações do ambiente. É uma organização que visa melhorar e equilibrar os seus processos de gestão continuamente.

7 ) Peter Drucker afirma que a gerência das organizações no novo milênio terá como preocupação equilibrar 03 dimensões. Quais são elas ?:

Uma organização econômica, Uma organização humana,Uma organização social

8)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com