TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Do Consumidor

Dissertações: Comportamento Do Consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 8

1-Descreva os principais papeis dos executivos nas organizações? Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, ou seja, informar, maximizar o lucro e reduzir os custos.

2-Explique a importância do estudo sistemático comportamento organizacional? Este estudo busca identificar as formas pelas quais as pessoas podem agir de maneira mais eficaz, estudando o comportamento das pessoas dentro das organizações.

3-O que é Comportamento Organizacional? É o estudo sistemático e a aplicações cuidadosas do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações.

4-Quais são as principais oportunidades de desafios do Comportamento Organizacional? Responder a globalização, administrar a diversidade na força do trabalho, aumentar a qualidade e produtividade, enfrentar a escassez de mão de obra qualificada, melhorar o atendimento ao cliente, melhorar as habilidades humanas e o comportamento ético.

5-Aponte as disciplinas que contribuem com a disciplina de Comportamento Organizacional? Psicologia, Psicologia Social, Sociologia e Antropologia.

6-Quais são os indicadores (fundamentos) do estudo do Comportamento Organizacional? Absenteísmo, Rotatividade, Produtividade, Cidadania Organizacional e Satisfação no Trabalho.

7-Descreva as principais características biográficas consideradas em Comportamento Organizacional? Idade, gênero, estado civil, estabilidade no trabalho, habilidades físicas e intelectuais.

8-Relacione os indicadores às características biográficas conforme a abordagem em sala? Produtividade, Absenteísmo, Rotatividade, Cidadania Organizacional e Satisfação no Trabalho / Sexo (gênero), Idade, Estado Civil, Estabilidade no Emprego. Idade- quem produz mais: Jovens ou Velhos, Homens ou Mulheres, Casados ou Solteiros, quem dura mais no trabalho os trabalhadores antigos ou os mais novos, quem falta mais e quem é mais inteligente.

9-O que são valores e qual a sua importância no Comportamento Organizacional? Valores são crenças e atitudes que ajudam a determinar a comportamento individual, incluem elementos de julgamentos sobre o que acreditamos ser correto ou incorreto, este julgamento envolve convicções básicas que contém atributos de conteúdo de acordo com a intensidade. As influencia no comportamento é importante devido ao processo das atitudes e motivações, além de influenciar nessas percepções.

10-Diferencie os valores terminais dos instrumentais e geracionais? Valores Terminais: São metas a serem atingidas no decorrer de sua vida. Valores Instrumentais: São modos preferenciais de comportamentos ou meios para se chegar às metas dos valores terminais. Valores geracionais mudam de acordo com a operação de atitudes. Veteranos, baby boomers, autoridade, tradicionalismo.

11-O que são atitudes? Atitudes são afirmações avaliadoras, favoráveis ou não (construtiva ou destrutiva) em relação a objetos, pessoas, eventos (...). Refletem sentimentos em relação a alguma coisa, os valores e as atitudes estão inter-relacionados. A atitude possui três componentes.

12-Explique os três componentes da atitude? . Cognição: conhecimentos e pensamentos, Afeto: Emoção, sentimento (identificação positiva, negativa), Comportamento: Intenções, consequências da atitude.

13-O que é satisfação com o trabalho? A satisfação com o trabalho é um sentimento agradável que resulta da percepção de que nosso trabalho realiza ou permite a realização de valores importantes relativos ao próprio trabalho. A satisfação com o trabalho poder ser entendida como um sentimento positivo de um funcionário ao avaliar as características deste trabalho. Nem todo executivo entende a necessidade de gerar satisfação no ambiente de trabalho.

14-Relacione a satisfação no trabalho aos indicadores do estudo do comportamento organizacional? Um funcionário satisfeito terá maior produtividade, menos absenteísmo, a relação entre colaboradores fica mais social e o mesmo ficará mais tempo no trabalho.

15-Quais são as consequências da insatisfação com o trabalho conforme abordagem em sala? As consequências da insatisfação no trabalho são: Saídas: abandono da empresa. Comunicação: sugestão de melhoria, discursão. Negligencia: absenteísmo, redução do empenho. Lealdade: espera passiva e otimista. A saída e negligencia são destrutivas já a comunicação e a lealdade são consequências construtivas.

16-Indique os fatores que determinam a satisfação com o trabalho? Os fatores que determinam a satisfação no trabalho são: ambiente, higiene e segurança.

17-O que é personalidade? É um conjunto de características comportamentais, de inteligência e de carácter que distinguem um indivíduo de outro; consciência que cada indivíduo tem de si próprio; pessoa que demonstra autoridade, carácter forte; pessoa célebre e/ou notável, que goza de prestígio; máscara que cada pessoa assume.

18-O que é traços de personalidade? É uma característica permanente da personalidade susceptível de ser medida, (tendência à sociabilidade ou ao isolamento, desconfiança ou confiança, etc...), existem traços primários que são relativamente independentes uns dos outros (ser amável, emocionalmente estável, reflexivo, impulsivo, ativo, dominador e másculo).

19-O que determina a personalidade de uma pessoa? De acordo com stephen Robinson (2010) a personalidade é determinada por fatores hereditários, ambientais e situacionais.

20-O que é cultura organizacional? São um conjunto de fatores que irá determinar com o as pessoas deveram agir dentro de uma empresa, ou seja, normas e valores sociais (padrões de referencia que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimentos), aceites e partilhados para todos os membros da organização e que de certa forma a torna única. É, portanto, um conjunto de características únicas que permite distinguir a organização de todas as outras.

21-Como ocorre a socialização da cultura organizacional? É o processo pelo qual o individuo aprende os valores e normas do comportamento esperado pela organização, que permite a ele participar como membro de uma organização, este é um processo que ocorre durante toda a carreira do individuo dentro da organização.

22-Qual é a diferença entre cultura e clima organizacional? A cultura cria a identidade social e é manifestada por meio de valores, rituais, heróis e símbolos já o clima organizacional é avaliativo (CHA-conhecimento, habilidades e atitudes).

23-O que é motivação? É um impulso, um sentimento que faz com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com