TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Do Consumidor

Artigos Científicos: Comportamento Do Consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 2

Artigos

Nos últimos anos tem-se observado o fortalecimento dos consumidores que se tornam mais exigentes com o passar do tempo, com forte poder de escolha e barganha perante o mercado, deixando varejistas num processo de competitividade acirrada não só entre si, mas também com seu próprios fornecedores e distribuidores. Caracterizam os varejistas que querem se manter competitivo no mercado, o diálogo constante, mas consciente e transparente, atenção a valores sociais e ambientais, gerenciamento dos diferentes perfis de consumo com atenção a micros segmentos e ofertas completas entre outros itens.

São as diferenças percebidas por cada um que vão determinar o ato de compra dos consumidores, uma vez que as pessoas são diferentes umas das outras, com necessidades iguais mais com gostos diferentes, é então a relação que as mesmas têm com o mercado consumidor que será definitivo na hora da escolha. Além da diversidade entre os consumidores, existe também uma enorme diferença entre as empresas, logo é fundamental conhecer a preferência dos consumidores para a empresa obter êxito em seu mercado. Portanto, o comportamento do consumidor é um fator integral no fluxo e refluxo dos negócios em uma sociedade orientada para o consumo como a nossa. (Schiffman e Kanuk, 2000, P. 5).

INTRODUÇÃO

Tendo como base o estudo sobre o comportamento do consumidor, vamso observar que o processo de decisão de compra é influenciado por vários fatores que cercam o individuo, entre eles: fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, oqual é capaz de agregar valor, ou nao, a um produto na hora da compra.

Neste presente trabalho, busca-se contribuir para o melhor entendimento do comportamento do consumidor no processo de compra, não o considera o principal valor decisivo, as pessoas buscam em primeiro lugar a qualidade do produto e a satisfação que o mesmo oferece. É importante o estudo das Finanças Comportamentais para detalhar melhor o comportamento do individuo em relação ao meio que o cerca, e verificar se as ofertas demandadas satisfazem suas necessidades.

No entanto, pode-se dizer que diante dos resultados obtidos, existe um alto grau de insatisfação dos consumidores em relação ao atendimento prestado nas lojas, onde o mau atendimento é fator determinante para os entrevistados deixarem de frequentar uma loja. Logo, veremos a importância das empresas onde são estabelecidas capacitarem suas equipes, para não correr o risco de perder espaço e clientes para a concorrência.

Este estudo proporcionou o melhor conhecimento da economia local, revelando as preferências de consumo das pessoas em relação aos centros de compra existentes na cidade.

FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: FATORES QUE INFLUENCIAM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com