TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organiacional

Ensaios: Comportamento Organiacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  3.716 Palavras (15 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina:Técnicas de Negociação

Profª.EaD Karem G.Rojas

Tutora a distância Profª. Esp.Michele Braz Simões

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Eliel Bruno da Silva Miranda – 6504285472

Juliana da Trindade Silva – 6784350794

Maria do Carmo dos Santos Neres – 6504285487

Suellen dos Santos Silva – 6948479494

Vinicius Vasconcelos da Gama – 7120515222

Valparaíso de Goiás / GO

2013

1. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Diante do preparo, das qualificações, dedicação, dos cursos e dos resultados para a empresa, a expectativa de um aumento salarial é altíssima.

Explicitar o ganho da empresa junto com o ganho profissional do empregado, uma vez que o ganho da empresa será bem maior.

Qual seria a reação caso escutasse um não?

A dificuldade da execução das funções com o mesmo empenho.

Além de pensar que a empresa não está preocupada em com a qualidade profissional de seus funcionários e suas satisfações profissionais e pessoais. Porém é importante executar o trabalho e procurar outras oportunidades profissionais e salariais melhores.

Quais seriam os argumentos nesta negociação para aumento salarial?

Aumento nos rendimentos da empresa, bem como a satisfação profissional e pessoal.

Também o exemplo que serviria para outros funcionários. Fazendo com que a situação despertasse em outros a iniciativa de se qualificar profissionalmente e obterem bons resultados de produção podendo receberem aumentos salariais.

E com a empresa produzindo mais obterá mais lucros e poderá repassar aumentos salariais a seus funcionários.

2. ROTEIRO

Pedir aumento salarial não é fácil. Nos dias de hoje, normalmente as empresas não concedem aumentos por existirem, pré-determinadas, tabelas com remunerações para cargos. Mas existe a possibilidade de mudança, caso haja mudança positiva no rendimento profissional do trabalhador e mudanças positivas no rendimento da empresa.

Na opinião do grupo o primeiro passo será pesquisar o mercado, ou seja, se está realmente ganhando menos do que você vale, ter informações consistentes, pode ser uma pesquisa com amigos trabalhando em outras Empresas, realizando a mesma função, seria ideal.

Suponhamos que realmente você esteja ganhando menos que o mercado ofereça.

Vamos planejar a negociação:

Relatar a pesquisa de mercado, relatório do seu desempenho, expectativas de bom desempenho nas novas funções, claro, após o reajuste, o curso que acabou de iniciar para qualificá-lo melhor e assim desempenhar melhor suas funções, a valorização de sua relação interpessoal e trabalho em equipe, lembrar o tempo de Empresa realizando seu trabalho e quando foi seu último aumento salarial, o conhecimento nos objetivos da empresa e negociar assim convencendo o chefe da importância para a empresa do aumento salarial.

O dia e horário certo para ter esta conversa com o chefe têm que ser levado em conta. Em seu planejamento estratégico deverá ficar atento aos princípios éticos e de boa comunicação. Ou qualquer outra situação que fuja do planejado, poderá levar a negociação salarial ao início.

Algumas questões também merecem atenção:

Qual a política de remuneração da Empresa? Quais são as chances de crescimento? Qual o patamar máximo de salário que se pode atingir? Diante destas respostas, você poderá planejar melhor sua negociação salarial.

ETAPA 1

INTRODUÇÃO

A negociação faz parte do dia a dia de todos nós. Apresentaremos o papel da negociação como instrumento de conhecimento para auxiliar na resolução de conflitos ou obter êxito em determinado propósito.

Para se chegar a um acordo que satisfaça duas ou mais partes, é preciso negociar. Para uma negociação bem desenvolvida se faz necessário o conhecimento de informações sobre a pessoa com a qual se quer negociar, o tempo que se possui para a negociação, o objetivo da negociação e o poder que iremos influenciar na negociação.

Com base em algumas habilidades de negociação trabalharemos algumas das principais habilidades do bom negociador, por exemplo: o quanto é importante o planejamento da negociação e a importância da ética na negociação.

DESENVOLVIMENTO

1. CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO

Negociação significa atividade difícil e trabalhosa.

Ela ocorre em todos os momentos de nossas vidas e faz parte da maioria de nossas decisões durante todo o dia como, por exemplo, o empregado que negocia a data de suas férias, a data do casamento, pedido de promoção ou aluguel de um imóvel.

Trata-se de um processo no qual as partes em disputa tentam alcançar uma decisão satisfatória para ambos os lados. Sendo assim, temos diversas formas de se negociar, podendo ser flexíveis ou inflexíveis. Na flexível, os negociadores evitam qualquer tipo de conflito. Já na inflexível, ambos encaram qualquer tipo de situação para ter êxito na sua vontade.

Segundo Wanderley, 1998: p. 21, Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com