TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizaconal

Exames: Comportamento Organizaconal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 1

1 – Definição de Comportamento Organizacional

Podemos definir Comportamento Organizacional como o estudo do comportamento da pessoa de forma individual ou em grupo dentro de uma organização.

Através do estudo do CO as organizações podem compreender melhor seus colaboradores de forma individual e com isso melhorar a eficácia nos processos, reduzir as faltas e melhorar o clima organizacional.

É possível também enxergar as diferenças individuais entre seus colaboradores reconhecendo e valorizando seus esforços, de forma que se sintam motivados a procurar sempre a melhoria continua dos processos onde estão envolvidos.

As empresas estão buscando oferecer a seus colaboradores um ambiente de trabalho livre de preconceitos, investir em planos de carreira, treinamentos e motivação, onde se pode estimular a criatividade, e aceitação às mudanças que ocorrem quase que diariamente nas organizações.

1.1 – Comparativo entre dois autores.

Aprendendo Sobre o Comportamento Organizacional.

Os ventos da mudança tem trazido uma clara ênfase sobre a importância do aprendizado organizacional - o processo de adquirir conhecimento e utilizar as informações para se adaptar com sucesso as novas circunstancias. As organizações devem ser capazes de mudar de forma constante e positiva nessa época cheia de desafios; elas devem estar comprometidas com a busca continua de novas ideias e oportunidades de aperfeiçoamento. O mesmo é verdadeiro para cada um de nos. Como membros das organizações e da sociedade, nos também precisamos nos esforçar para ter um desenvolvimento pessoal continuo, para poder manter o mesmo ritmo que nosso meio ambiente dinâmico. (Schermerhorn, John R. JR. / Hunt, James G. / Osborn, Richard N. – Fundamentos de Comportamento Organizacional – paginas 28/29).

O comportamento organizacional

Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, a organização caracteriza-se por uma racional divisão do trabalho e hierarquia. Da mesma forma que uma organização tem expectativas acerca de seus participantes, quanto às suas atividades, talentos e potencial de desenvolvimento, também os participantes têm suas expectativas em relação à organização. As pessoas ingressam e fazem parte da organização para obter satisfação, as pessoas estão dispostas a fazer investimentos pessoais na organização ou a incorrer em certos custos. Por outro lado, a organização recruta pessoas na expectativa de que elas trabalhem e desempenhem suas tarefas. Assim, surge uma interação entre pessoas e organização, a que se o nome de processo de reciprocidade: a organização espera que as pessoas realizem suas tarefas e oferece-lhes incentivos e recompensas, enquanto as pessoas oferecem suas atividades e trabalho esperando obter certas satisfações pessoais. As pessoas estão dispostas a cooperar desde que suas atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com