TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Orgnizacional

Exames: Comportamento Orgnizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Atualmente um dos estudos mais importantes realizado numa organização é o que analisa seu Comportamento Organizacional (C.O), que nada mais é do que o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Esse estudo visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar a rotatividade de pessoal e promover engajamento e harmonia entre as partes. Ressalta os pontos positivos de cada colaborador, auxiliando a organização a identificar talentos dentro da empresa e classificá-los em cargos compatíveis, vendo seu verdadeiro potencial.

Neste trabalho, nos foi dado um case incompleto, onde tivemos que com base em nossos estudos, ir completando-o. Para isso, trabalhamos na primeira etapa a Percepção, Concepção do C.O, definindo assim o comportamento individual de cada funcionário e dos proprietários da organização em questão. Na segunda etapa, trabalhamos com a motivação dos gestores (proprietários e gerentes) e o nível de stress gerencial no Pet Glamour. Já nesta terceira etapa, definimos como se da à formação dos grupos no Pet Shop, sua transformação em equipe e suas características. dos gestores (proprietários e gerentes) e o nível de stress gerencial no Pet Glamour. Na etapa seguinte, definimos como se da à formação dos grupos no Pet Shop, sua transformação em equipe e suas características. E nesta quarta e ultima etapa, definimos o conceito e os resultados pretendidos. Este levantamento nos é importante para finalizemos a ATPS, consolidando as informações levantadas nas etapas anteriores e elaborando a conclusão.

1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1.1 Introdução

Ao longo deste trabalho, tivemos como base de estudo o Pet Glamour, que é uma pequena empresa no ramo de Pet Shop, cujos proprietários são dois irmãos, João Maria Lorenzão e Alba Lorenzão. Ele é formado em Tecnologia em Gestão Comercial e ela sempre trabalhou como cabelereira, juntaram o gosto por animais de estimação e o sonho de ter o próprio negócio, depois que João se formou pegou um empréstimo no banco para abrir o Pet Shop. Alba é responsável pela área do banho e tosa e João pela parte administrativa da empresa.

O Pet Shop é constituído por um gerente, duas vendedoras e uma equipe do banho e tosa, como toda empresa, eles passam por alguns problemas internos, como o faturamento da empresa que caiu 4% no ultimo ano, Alba culpa seu irmão, sendo que ele alega que ela não o ajuda com a administração nem mesmo quando se refere aos funcionários de seu setor, isso acaba sobrecarregando o Joao segundo ele, o gerente perde o controle com os funcionários, e acaba sendo desrespeitado, um dos funcionários do banho e tosa acha-se superior aos outros, causando mal estar entre eles, a equipe de vendedoras possuem varias ocorrências, tendo muitos atrasos e atestados o que ocasiona também um mal estar entre eles e elas não são bem vistas dentro da empresa. Como podemos observar eles passam por vários problemas que requer um planejamento estratégico mais especifico para resolver esses problemas e fazer com que a empresa cresça de uma forma onde todos sejam unidos com um só objetivo.

Para o melhor entendimento sobre o Case foi necessário analisarmos cada personalidade e suas implicações negativas com base na percepção, semelhanças e diferenças podendo ser analisadas e trabalhadas corretamente para ter bons resultados dentro da empresa, o que visa melhorarias no ambiente de trabalho, e até mesmo o desempenho de cada funcionário com seu dever.

1.2 Cenário Atual

A definição de Eficiência, Efetividade e Eficácia significa uma pessoa motivada e competente. Somente se um colaborador, seja ele gerente ou faxineiro, estiver motivado ele poderá oferecer um bom desempenho e por isso é importante que se saiba o peso e à medida que se deve ter com os 3Es. E no Pet Glamour é visivel que nenhum dos funcionários ou gerente sabe o que são e a importancia desses tres itens importantissimos nas organizações.

O Pet Glamour esta passando por problemas internos. São eles: o faturamento da empresa que caiu 4% no ultimo ano, Alba culpa seu irmão, sendo que ele alega que ela não o ajuda com a administração nem mesmo quando se refere aos funcionários de seu setor, isso acaba sobrecarregando o Joao segundo ele, o gerente perde o controle com os funcionários, e acaba sendo desrespeitado, um dos funcionários do banho e tosa acha-se superior aos outros, causando mal estar entre eles, à equipe de vendedoras possuem varias ocorrências, tendo muitos atrasos e atestados o que ocasiona também um mal estar entre eles e elas não são bem vistas dentro da empresa. Como podemos observar eles passam por vários problemas que requer um planejamento estratégico mais especifico para resolver esses problemas e fazer com que a empresa cresça de uma forma onde todos sejam unidos com um só objetivo.

Todos esses problemas podem ser resolvidos com uma assessoria focada em distinguir e explorar as personalidades de cada integrante deste pet shop. Esse estudo é chamado de Comportamento Organizacional, que nada mais é do que o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Esse estudo visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar a rotatividade de pessoal e promover engajamento e harmonia entre as partes. Ressalta os pontos positivos de cada colaborador, auxiliando a organização a identificar talentos dentro da empresa e classificá-los em cargos compatíveis, vendo seu verdadeiro potencial. Ou seja, estudo que se faz necessário no pet shop estudado, levando em consideração o cenário atual.

1.3 Cenário Ideal

Um cenário ideal dentro de uma organização esta relacionado a eficiência, eficácias e efetividades. A empresa deve ser eficiente, que empregue com parcimônia os recursos que detém, que não os desperdice e faça custos mais reduzidos que seja capaz. Ou seja, eficiência percebe-se, em redução de custos, em diminuição dos tempos nas operações, em maior produtividade, o que permitira ampliar os mercados consumidores.

Já a eficácia esta ligada a consecução dos objetivos pretendidos, na medida em que se realiza uma tarefa que propõem a realizar. Esta relacionada aos fins, consecução dos objetivos pretendidos e busca sistemática de resultados.

E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com