TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento do consumidor

Tese: Comportamento do consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Tese  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 8

UNIPLI NITERÓI

CIÊNCIAS CONTABEIS

ECONOMIA

TUTOR A DISTÂNCIA: - RENATA M.

BRUNA SORIANO PEREIRA - RA 7534587287

KARINE PEREIRA VIEIRA - RA 8142575054

NATALIA OLIVEIRA DE PAULA LIMA - RA 7704667227

SHAIANE PORTO NUNES – RA 7581610237

SULA ANDREZA BELARMINO ALVES - RA 7706634422

NITERÓI /RJ

06/10/2013

RELATÓRIO 1

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

O setor de varejo de materais de construção, mesmo com os benefícios do governo, como a redução do IPI, não gerou inflação, pois soube repassar a redução dos preços e, com isso, aumentaram as vendas de material de construção.

Para a inflação anual do setor de 2,5%, segundo o IBGE ( metade da inflação geral), o segmento teve um crescimento de 7,4%. No mesmo período, as vendas gerais no varejo, considerando os diversos setores da economia, caíram 0,4% e receita nominal subiu 0,6%.

Segundo Claudio Connz, essa atividade de material de construção foi justamente uma das que colaboraram para que o desempenho do varejo não fosse tão ruim, pois apresentou variação positiva de o,7% para o volume de vendas em relação a janeiro, sendo sendo uma das quatro entre as dez atividades pesquisadas que apresentou crescimento. Quando comparado com fevereiro de 2012, o volume de vendas variou 4,4% no ano a variação foi de 7,8%. Este ano, considerando os meses de janeiro a março, a alta esta em 1,10%, contra 1,21% no mesmo período de 2012. Em março do ano passado, o índice ficou em 0,31%.

Avaliando este cenário de números como um todo, constatamos que, mais uma vez, o setor de material de construção está conseguindo se organizar de maneira positiva para ajudar o país crescer. Estamos crescendo e nossos preços estão aumentando abaixo da inflação, trata-se de uma oportunidade para esse setor e para o brasil.

Esse tipo de mercado sofre uma influência significativa quando os bancos se dispõe a liberar crédito para a aquisição de imóveis, ou para a compra desses produtos. Podemos citar como por exemplo a construcard da caixa econômica, essa atividade tem sua economia aquecida, do contrário, esse mercado tem um significativo esfriamento em seus negócios.

Fonte de Pesquisa:

http://www.dgabc.com.br/Colunas/28/claudio-conz/Home

FATURAMENTO ANUAL

Segundo ao ibope o faturamento anual do material de construção no Brasil e no valor de R$ 119 bilhões.

Fonte de Pesquisa:

www.adweek.com.br/conteúdo_detalhes.asp/.id67452

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Comportamento do consumidor é o estudo do quando, porquê, como e onde as pessoas escolhem comprar ou não um produto. Combina elementos da psicologia, sociologia, economia e antropologia social. Tenta compreender o processo de tomada de decisão do comprador, tanto individualmente como em grupo. Estuda as características dos consumidores individuais, através de variáveis demográficas e comportamentais, numa tentativa de compreender os desejos das pessoas. Também tenta avaliar a influência sobre o consumidor de grupos, como a família, amigos, grupos de referência e a sociedade em geral.

O estudo de comportamento do consumidor é baseado nos comportamento de consumo, com o consumidor a desemoinhar três funções distintas: utilizador, pagador e comprador. O marketing de relacionamento é um ativo importante para análise de comportamento do cliente, pois tem um grande foco na re-descoberta do verdadeiro significado do marketing através da reafirmação da importância do cliente ou comprador. Uma maior importância é também colocada na retenção de clientes, gestão da relação com o cliente, personalização, personalização e marketing de um para um.

Fonte de Pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comportamento_do_consumidor

A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

A última frente de reivindicação da indústria de materiais de construção se refere à política monetária, com apelo para manutenção dos juros em níveis baixos. "O governo precisa manter os juros em condições favoráveis ao mercado", defendeu o presidente da Abramat (da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), argumentando que, com a ascensão de milhões de famílias para a classe média, é fundamental manter a política de incentivo ao consumo. "É preciso manter o consumo forte dentro dessas novas camadas da classe média", frisou.

Benefícios e perspectivas

"O setor se beneficiou das medidas do governo e teria tido um desempenho pior sem elas", admitiu Cover. A Abramat estima que a venda de materiais de construção cresça 4,5% neste ano de 2013, mostrando forte aceleração ante a alta de 1,4% registrada em 2012. Segundo estimativas da associação, a alta será puxada pelas vendas da indústria às varejistas, que devem crescer 7%. As vendas ao varejo são responsáveis por 50% do faturamento da indústria. Já as vendas para o segmento imobiliário (obras de prédios comerciais e residenciais, responsáveis por 30% do faturamento da indústria) devem avançar de 2,0% a 2,5% no ano, enquanto as vendas para o segmento de infraestrutura (fatia de 20% do faturamento) devem avançar 2,0%. O setor de infraestrutura também desperta otimismo por causa dos pacotes de concessões de rodovias, portos e aeroportos, além das obras de mobilidade voltadas para Copa do Mundo e Olimpíada. A expectativa, porém, é de que as concessões deverão levar alguns meses para sair do papel e aquecer a cadeia de materiais, o que só deve ocorrer no segundo semestre. "Esse segmento deve crescer em média 2,0% no ano, mas deve acelerar para até 10% nos últimos meses", estimou.

RELATÓRIO 2

OS FORNECEDORES DE CIMENTO

• Votorantim

• Montes Claros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com