TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Como Expressão Da Cultura Empresarial

Por:   •  30/6/2013  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

De uma forma ampla a comunicação caracteriza uma estrutura social, por meio da qual compartilham-se modos de vida e de comportamento, habitos ou costumes, supondo a existecia de certos conjuntos de normas que estruturam a associação e os conjuntos dos elementos que estão em relação.

Destaca-se ainda que a comunicação exerce um formidavel poder por meio da comunicação, uma pessoa convence, persuade, atrai, muda ideias, influencia, gera atitudes, desperta sentimento, provoca expectativas e induz comportamento, formando congruência equalização, homogenuização de ideias e integração de propósitos.

A compreensão destes aspectos é essencial para a compreensão da comunicação organizacional, pois é por meio dela que se consta em relações de trabalho.

COMUNICAÇÃO COMO EXPRESSÃO DA CULTURA EMPRESARIAL

Sabendo da importância crucial da comunicação na empresa é fundamental falar-se da cultura empresarial, pois para ter uma comunicação agradável e com sucesso precisamos acima de tudo conhecer a cultura empresarial.

Cultura empresarial ou organizacional compreende um conjunto ou sistema de significados que são compartilhados por uma determinada empresa ou entidade num tempo específico. Ela inclui valores e crenças, ritos, histórias, formas de relacionamento, tabus, tipos de gestão , de distribuição da autoridade, de exercício da liderança e uma série de outros elementos.

Na verdade, a cultura empresarial ou organizacional tem sido contemplada com um número grande de definições, mas, se não em todos eles, pelo menos na maioria, aceita-se a idéia de que ela pode sofrer mudanças (às vezes radicais) ao longo do tempo, ainda que, quase sempre, a organização (e seus integrantes) resista a elas.

A essencialidade da comunicação

As comunicações são tão essenciais para uma organização que alguns analistas sustentam, que, se pudéssemos indetificar todos os canais de comunicação e a influência das mensagens no comportamento da organização, estaríamos mais próximos de compreender a organização em si.

Categorias das comunicações

A comunicação organizacional vem conhecer a si mesmo e a outro que pode estar inserido da organização ou no ambiente externo, portanto duas são as principais categorias de comunicação interna e a externa.

• Interna - Quanto mais bem informado os empregado, mais envolvidos com a empresa. A comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo.

• Externo - Aquela que fala com a sociedade de forma geral, e com seus grupamentos e organizações de forma mais detalhada - é ima ferramenta utilizada para oferecer ao público subsídios e informações quem contribuam para construir uma imagem positiva da organização. Ela contribui para eficácia organizacional e corporativa quando ajuda a conciliar os objetivos da empresa com as expecetativas de seus públicos estratégicos.

Redes de Comunicação

Uma rede consiste de um conjunto de canais existente dentro de uma organização ou grupo social, por meio dos quais o processo de comunicação acontece. Atualmente as redes sociais passam a fazer parte das relações organizaçionais. Tradicionalmente duas principais redes permeiam a comunicação e rede formal e a rede informal.

• Formal - A comunicação formal e a linguagem endereçada através dos canais de comunicação existente no organograma da empresa, é derivada pela estrutura formal da empresa, sendo quase toda feita por escrito e devidamente documentada através de correspondência ou formularios.

• Informal - É aquela desenvolvida espontaneamente através da estrutura informal e fora dos canais de comunicação estabelecidos por organograma " Sendo todo tipo de relação social entre os colaboradores". É uma forma dos funcionarios obterem mais informação, através dos conhecidos" boatos e rumores.

As organizações devem começar a prestar mais atenção e dedicar um tempo maios para o processo de comunicação. Todos os dias os integrantes das organizações são surpreendidos com informação novas que causam espanto quando eles percebem que são os últimos a serem informados. Quando a rede formal falha, a rede informal tende a preencher o vazio.

Outro tipo de rede de comunicação cada vez mais presenta nas organizações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com