TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicacao Interna Da Empresa

Artigo: Comunicacao Interna Da Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  2.855 Palavras (12 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 12

Comunicação Interna

Maria Sousa

Instituto Superior de Entre Douro e Vouga

Outubro, 2013

Maria Sousa

Comunicação Interna

Trabalho apresentado ao docente: Dr. Jorge Remondes de Sousa

da unidade curricular: Comunicaçao Empresarial

Ano:1

Turma: T1

Curso:Gestao e Marketing

RESUMO

O departamento de Comunicação Interna na empresa é tão importante quanto qualquer outro departamento. É através dele que serão circuladas mensagens, referentes aos assuntos internos da empresa.

Para que essas mensagens sejam entendidas por todo o grupo de funcionários, é necessário o uso de ferramentas adequadas para cada perfil, já traçados previamente pelo Departamento de Comunicação.

Neste estudo é possível a cada capítulo entender detalhadamente o que é a Comunicação Interna e quais os benefícios que tem para a empresa.

Índice:

RESUMO…………………………………………………………… …………………...3

INTRODUÇAO………………………………………………………… ………………….5

CAPÍTULO I -Comunicaçao Interna………………………………… ….……..……...6

1.1- A importância da Comunicaçao interna na Empresa……...……………......7

1.2- Posição do Departamento de Comunicação Interna no Organigrama da

Empresa ………………………………………………………………………………..9

CAPITULO II- Ferramentas da Comunicação Interna………….…………..….……11

1.1- Comunicaçao Formal…………………………………... …………………..12

1.2- Comunicação Informal……………………..………… ……………………13

CONCLUSÃO………...…………………………………………… …………………….16

BIBLIOGRAFIA….………………………………………………………………………….17

1-INTRODUÇÃO

A comunicação empresarial ou comunicação interna atualmente é tida como uma ferramenta importante, na estratégica, sendo ela responsável pelo crescimento contínuo de qualquer organização. Tendo a responsabilidade de informar e motivar todas as pessoas que dela fazem parte, fazendo com que cada um dos intervenientes tenha maior contribuição para o alcance dos objetivos da empresa.

Neste trabalho será realizado um estudo de vários aspetos relevantes da comunicação interna, com o objetivo de verificar a forma mais adequada para desempenhar as funções das ferramentas da comunicação.

No primeiro capítulo veremos a importância da comunicação interna na empresa, o segundo subtema será a posição do departamento de comunicação interna no organograma da empresa, o terceiro, no perfil do profissional responsável pela área de comunicação interna.

No segundo capitulo, vou falar das ferramentas da comunicação interna, que se irá subdividir também em dois subtemas, o primeiro a comunicação formal e o segundo a comunicação informal.

CAPÍTULO I – Comunicação Interna

A comunicação interna é um fator estratégico para o sucesso das organizações, porque atua principalmente em três frentes: é fundamental para os resultados do negócio, é um fator humanizador das relações de trabalho e consolida a identidade da organização junto do seu público.

´´A estrutura tradicional de uma empresa é burocrática, técnica, racional e normativa, não deixando espaço para sentimentos e emoções, essas características tendem a impedir a expressão, participação dos funcionários. Como resultado a motivação tende a diminuir, comprometendo assim o processo produtivo.´´

(PIMENTA, Maria, p.119)

Demorou algum tempo, mas cada vez mais os empresários estão a perceber que de nada adianta agir com autoritarismo com os funcionários da sua empresa, esse tipo de atitude só prejudica a própria empresa. No novo mundo corporativo, os gerentes antes vistos como autoridade inquestionável, agora tendem a ser vistos como líderes, pessoas que fazem parte da corporação e têm o papel de ouvir os seus subordinados e transmitir as informações e decisões da empresa de forma clara. Os líderes da empresa, conforme citado em cima, também são cidadãos corporativos e devem estar preparados para exercer a sua liderança, devem ter conhecimentos técnicos, ser bons gestores e negociadores, além de capacitados para ter um excelente relacionamento com os outros cidadãos corporativos, principalmente os subordinados.

Para que exista uma comunicação interna eficaz numa empresa é necessário um trabalho de equipa, contando desde o nível hierárquico mais alto, passando pelos gerentes ou diretores de departamento até os funcionários da produção, para isso todos precisam ser integrados e a comunicação irá circular com maior facilidade, e tornar-se mais eficaz. Esse círculo vicioso que a comunicação interna faz, passando por todos os níveis da empresa, possibilita que todos se sintam integrados e responsáveis pelas decisões tomadas já que foram comunicados oficialmente.

´´A comunicação interna é um modo de difundir entre os empregados a realidade da empresa, de ampliação dos laços de identidade funcional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com