TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Interna Nas Empresas

Casos: Comunicação Interna Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

COMUNICAÇÃO INTERNA EM PEQUENAS EMPRESAS

A comunicação é uma importante ferramenta estratégica nas organizações, ela integra funcionários, proporciona um relacionamento mais estreito com os stakeholders, contribui para o desenvolvimento organizacional e ainda dá credibilidade à empresa.

Um grande problema que vemos hoje é a não importância dada à comunicação interna em pequenas empresas. Ela pode ser vista como um desafio para os líderes, pois muitas vezes eles não acreditam que ela seja eficaz em uma empresa de pequeno porte. Mas também pode ser um obstáculo encontrado na cultura organizacional, onde funcionários da geração X, os quais contribuíram para a empresa alcançar sua posição de hoje, não aceitarem a influencia da comunicação, pois além deles crescerem sem a ajuda dela, ela vêm com a geração Y, a qual é outro problema de gerenciamento de pessoas e cultura. E tudo que esta geração traz de novo para a empresa cria um bloqueio organizacional.

Do ponto de vista estratégico, pouco muda em relação à comunicação interna para grandes e micro empresas; o que a diferencia é a visão da liderança e a maneira que eles irão implantá-la na empresa. È necessário uma pessoa da área de comunicação para desenvolvê-la e a presença da gerencia.

Além do custo da comunicação ser menor, uma vez que a quantidade de veículos é menor, a integração aumenta, pois existem poucos funcionários. E com o estreitamento da relação entre a alta gerencia e os funcionários, é clara a contribuição positiva da implantação da comunicação interna em pequenas empresas.

E se funcionários contentes, bem informados, geram benefícios imensos às empresas. Fica fácil aceitar esta ferramenta na empresa. E toda liderança reconhece que o maior patrimônio da empresa é a sua marca, ou seja, se os funcionários contribuem para esta melhora contínua, os ganhos serão inúmeros.

Confira no vídeo como a comunicação interna, mesmo em pequenas empresas, pode ser um fator de sucesso, uma vez que com a liderança exercendo seu papel, ela integra funcionários, motiva a equipe e todos compartilham de um mesmo objetivo.

A importância da comunicação interna nas empresas

27/11/2012

Uma das formas de motivar a equipe de trabalho de uma empresa é mantendo-a sempre informada sobre os novos conhecimentos adquiridos fora da organização e sobre tudo o que ocorre dentro da mesma. A comunicação interna começa no momento em que se contrata o funcionário, familiarizando-o em relação ao ambiente, filosofia e objetivos da empresa; passa pela aquisição e divulgação de novos conhecimentos, e encerra quando ele sai da empresa, se for o caso.

Existem diversos instrumentos para veicular a comunicação interna, que vão desde a informação fornecida informalmente pelos colegas e superiores hierárquicos, até as reuniões, seminários e comunicados formais. O importante é que a empresa transmita aos funcionários a ideia de que todos estão envolvidos no desenvolvimento do negócio, criando um clima de parceria e confiança.

Nos grandes empreendimentos a divulgação dos novos conhecimentos adquiridos para dentro da empresa é feita por jornalistas ou relações públicas, que se dedicam exclusivamente à elaboração das publicações (boletins, jornais murais, comunicados etc) e promoção de eventos (programações sociais, seminários, treinamentos, etc). Em empresas menores, é comum o próprio dono se encarregar dessa divulgação.

Os principais objetivos da comunicação interna são:

Difundir dentro da empresa os conhecimentos adquiridos pelos empregados, diretores e proprietários;

Divulgar as ações da empresa de forma direta e transparente;

Envolver a equipe de trabalho da empresa nas metas da organização.

Pontos que devem ser reforçados na comunicação interna:

Sintonia das informações com os objetivos estratégicos da empresa;

Disposição dos dirigentes em abrir informações essenciais para todos;

O propósito de se considerar as diferenças individuais, para assegurar um relacionamento adequado do empregado com a empresa;

O compromisso de se desenvolver competências básicas em comunicação;

A intenção de propiciar uma comunicação rápida e eficaz;

A busca da adequação entre as técnicas de divulgação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com