TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial - Interpretação Geração Coca Cola

Trabalho Universitário: Comunicação Empresarial - Interpretação Geração Coca Cola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 2

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Música: Geração Coca-Cola

Compositor: Renato Russo

Interprete: Legião Urbana

Geração Coca Cola foi composta por Renato Russo em 1984 e lançada no primeiro álbum da banda, Legião Urbana em 1985, ano em que ocorre o fim do regime militar no Brasil. Essa música tem como tema a ironização da representação que a sociedade da época tinha da juventude. Renato Russo na época não deveria ter mais do que 25 anos, percebeu a imagem construída sobre a geração a qual pertencia e não se identificava com ela, geração essa manipulada pela indústria e comercio norte-americano.

Quando nascemos fomos programados

A receber o que vocês

Nos empurraram com os enlatados

Dos U.S.A., de nove as seis

Analisando o contexto histórico dessa música, sabemos que o que deu origem à ditadura militar no Brasil foi o golpe militar, ocorreu por discordâncias de ideologias entre o socialismo russo e o capitalismo estadunidense, consequências da bipolarização da Guerra Fria.

Os militares que assumiram o poder no Brasil pendiam ao capitalismo, alegando que deveríamos seguir o exemplo de uma potência, como os Estados Unidos da América.

Desde pequenos nós comemos lixo

Comercial e industrial

Mas agora chegou nossa vez

Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês

O Brasil era praticamente um clone mal feito dos Estados Unidos da América, até nossos alimentos na época eram baseados na alimentação dos norte-americanos. Os jovens viam os Estados Unidos como um lixo.

Somos os filhos da revolução

Somos burgueses sem religião

Somos o futuro da nação

Geração Coca-Cola

Nesta estrofe Renato Russo é irônico, pois os jovens que seriam o futuro do Brasil não passavam de cópias mal feitas dos americanos. Eles a Geração Coca- Cola. (Marca que representa bem o capitalismo não só nos E.U.A. mas em todo mundo até nos dias atuais)

Depois de 20 anos na escola

Não é difícil aprender

Todas as manhas do seu jogo sujo

Não é assim que tem que ser

Ele é capaz de entender os mecanismos pelos quais a sociedade funciona, entender as artimanhas “sujas” utilizadas pelo sistema capitalista, onde fica claro que era cada um por si. E a única opção era fazer o que tinha q ser feito: lucrar a qualquer custo.

Vamos fazer nosso dever de casa

E aí então vocês vão ver

Suas crianças derrubando reis

Fazer comédia no cinema com as suas leis

Nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com