TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação em nossa vida diária

Resenha: Comunicação em nossa vida diária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Resenha  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

A comunicação em nosso dia-a-dia

Quase 90% das demissões motivadas pelo empregado ocorrem por deficiências humanas. Entre elas, há aspectos comportais como dificuldade de "COMUNICAÇÃO", desinteresse, falta de percepção e recusa ao comprometimento. O curioso é que apenas 20% dos demitidos relatam dificuldades pessoais, enquanto os mais de 80% atribuem a culpa a fatores externos. É dessa forma que Eugenio Mussak descreve, em seu livro "Metacompetência", sua análise validada através de inúmeras pesquisas.

O interessante desta análise é a importância da comunicação como fator de sobrevivência no ambiente organizacional. Toda pessoa tem ou irá ter, pelo menos uma vez na vida, uma idéia "brilhante" que poderá beneficiar a si mesmo, a alguém, a um grupo ou até mesmo o planeta. E o que faz com que essa pessoa não fale sobre sua idéia?

Em diversas pesquisas é apontado o medo como o maior fator negativo, para que as pessoas não se exponham diante do público ou até mesmo em um simples diálogo. Evidente que dentro deste quadro inúmeros fatores somam-se e dificultam o aprimoramento dessa competência, tão essencial hoje no mundo globalizado.

O estudo, o treinamento e o aprimoramento profissional tornam-se a cada dia indispensáveis para o desenvolvimento da comunicação. Devemos fazer nos entender dentro desse processo que é a comunicação, facilitando nossa convivência nesse ambiente tão adverso que é o da organização.

Acreditar no próprio potencial facilita o desenvolvimento de se comunicar, embora o simples fato de se comunicar não seja o suficiente. Para as organizações o processo de comunicação deve ser claro, objetivo e acima de tudo é preciso desenvolver profissionais voltados para uma comunicação assertiva. A assertividade dá foco e objetividade ao processo de comunicação na busca de resultados.

Contudo, para a organização, é de extrema importância trabalhar sua missão, visão, valores e indicadores como metas de produção, investimento tecnológico, investimento em treinamento, entre outros, de forma que possa ser disseminado em toda a organização facilitando a comunicação entre seus colaboradores. Justamente neste aspecto é que a qualidade da comunicação mostra-se fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com