TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conar

Pesquisas Acadêmicas: Conar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 4

CONAR

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária foi criada em 1970 pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária uma organização não governamental, com o intuito de “impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas e defender a liberdade de expressão comercial”.

Sua missão inclui principalmente o atendimento a denúncias de consumidores, autoridades, associados ou formuladas pelos integrantes da própria diretoria.

As denúncias são julgadas pelo Conselho de Ética, com total e plena garantia de direito de defesa aos responsáveis pelo anúncio. Quando comprovada a procedência de uma denúncia, é sua responsabilidade recomendar alteração ou suspender a veiculação do anúncio.

Os preceitos básicos que definem a ética publicitária são:

* Todo anúncio deve ser honesto e verdadeiro e respeitar as leis do país,

* Deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar diferenciações sociais,

* Deve ter presente a responsabilidade da cadeia de produção junto ao consumidor,

* Deve respeitar o princípio da leal concorrência e

* Deve respeitar a atividade publicitária e não desmerecer a confiança do público nos serviços que a publicidade presta.

Propaganda Fruttare

A propaganda “Você de férias para sempre com R$ 1 milhão” é uma propaganda veiculada através do Recurso Tecnológico Mídia Impressa em revistas, centros comerciais e também na internet.

É uma propaganda que não possui discriminação de público especifico, atingindo assim um público de diversas faixas etárias e localidades. A partir dessas informações analisamos a propaganda de acordo com o CONAR.

Análise Legal

Segundo o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária – CONAR a propaganda do Fruttare infringe as seguintes leis:

CAPÍTULO I – SEÇÃO 1 – PREÂMBULO

ARTIGO 1º

Todo anúncio deve ser respeitador e conformar-se às leis do país; deve, ainda, ser honesto e verdadeiro.

A propaganda “Você de férias para sempre com R$ 1 milhão” a imagem do sorvete Fruttare o sabor Yogo na embalagem esta escrita “caseiro”, porém todos os sorvetes da Kibon são industrializados, ou seja não é honesto e verdadeiro com o consumidor.

CAPÍTULO II – SEÇÃO 5 -APRESENTAÇÃO VERDADEIRA

ARTIGO 27

§ 3º - Valor, Preço, Condições

O anúncio deverá ser claro quanto a:

a. valor ou preço total a ser pago pelo produto, evitando comparações irrealistas ou exageradas com outros produtos ou outros preços: alegada a sua redução, o Anunciante deverá poder comprová-la mediante anúncio ou documento que evidencie o preço anterior;

b. entrada, prestações, peculiaridades do crédito, taxas ou despesas previstas nas operações a prazo;

c. condições de entrega, troca ou eventual reposição do produto;

d. condições e limitações da garantia oferecida.

Segundo ao item A, B e C a propaganda não está clara na questão de preço do produto, forma de pagamentos e possível troca do produto.

ANEXO "H" Alimentos, Refrigerantes, Sucos e Bebidas Assemelhadas

Este Anexo disciplina a propaganda comercial de alimentos, refrigerantes, sucos, achocolatados, bebidas não-carbonatadas e as isentas de álcool a elas assemelhadas, assim classificados pelos órgãos da administração pública, e, obviamente, não exclui o atendimento às exigências das legislações específicas.

1. Disposições Gerais

Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com