TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Cultural

Trabalho Escolar: Conceito Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  303 Visualizações

Cultura é algo transmitido por herança social, ou seja, de acordo com o processo de socialização de cada indivíduo. Somente as sociedades humanas são capazes de criar cultura, e não há nenhum indivíduo desprovido da mesma, exceto aqueles que foram criados por animais, sem contato com humanos.

Desde que nascemos e passamos a ter contato com outras pessoas se inicia o processo de socialização. Dentro deste processo, ocorre a aquisição de cultura, onde inclui-se todas as criações humanas: Artes, ideias, crenças/religião, valores, leis, instituições sociais, a forma de se vestir, o tipo de alimentação, todo tipo de conhecimento e outras capacidades e hábitos de um indivíduo em sociedade. Sendo assim, o convívio social é muito importante na socialização, pois é desta forma que adquirimos cultura. Exemplo: Família, grupo de amigos, escola, trabalho.

Podemos ainda classificar cultura em: Material e Imaterial. Sendo que, material são as coisas físicas, produtos concretos, bens tangíveis. E imaterial é a forma que usamos essas coisas, sendo elementos intangíveis da cultura. Exemplo: Crenças, conhecimentos, hábitos, etc.

Quanto mais o indivíduo se integra, mais adquiri novos hábitos, capazes de fazer com que se considere membro dessa sociedade, agindo de acordo com padrões estabelecidos. Esses padrões são justamente a cultura da sociedade em que vive.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com