TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Generos Textuais

Artigos Científicos: Conceito De Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A criança necessita de um espaço povoado de objetos que lhes proporcione a imaginação, criação, construções, interação, de emoções, elaboração de conceitos e brincadeira, podemos contar com as bibliotecas das escolas que nos fornecem espaço ideal para garantir atenção de seus leitores, mesmo estes sejam utilizados como leitura obrigatória e usados como pretextos utilitários, informativos e pedagógicos.

2 ENTREVISTAS

A) A criança aprende o tempo todo; com a observação e a exploração do meio em que vive. A criança é o resultado de suas vivências, seja sozinha ou em grupo. A família entra aqui, como grande alicerce dessa aprendizagem, pois é com os pais os que ela passa a maior parte do tempo. Na escola, a criança também vivencia e conquista muitas coisas.

B) Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

C) O papel do professor na educação infantil é muito importante porque fica a frente ao desenvolvimento infantil, proporcionando experiência diversificada e enriquecedora, que venha desenvolver as suas capacidades cognitivas, despertando-se confiança em si, se sentir amada, respeitada. Porém tudo isso é um processo longo, que deve ser realizado de forma continua e dinâmica.

D) 1) Desperto o interesse da criança com uma bela história, que conto para transmitir alegria e sentimento. As crianças adoram escutar uma história com muita fantasia, brincadeira. Normalmente eles mesmo contam tudo o que aconteceu, o que poderia fazer oralmente. Na escrita é papel importante para saber o desempenho do aluno na parte linguística que é a forma de diagnosticar o interesse de cada criança em preparar a escrita.

2) A alfabetização deve ser trabalhada juntamente como letramento, ou seja, alfabetização e letramento devem caminhar juntamente.

3) A importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil é a oportunidade de descobrir o comportamento e avaliar a evolução da criança no aspecto motor, afetivo, social e cognitivo. O importante é trabalhar o lúdico, deixar eles descobrirem as coisas, as partes importantes do jogo, a diferença entre si.

A) A criança aprende através de sua própria interação como o meio social, com as pessoas e com os objetos. Aprende brincando, cantando, jogando, conversando.

B) Tendo como referencial o RCNEI (referencial curricular nacional da educação infantil) podemos afirmar que o objetivo maior é propiciar atividades significativas, prazerosas que proporcionem o desenvolvimento integral da criança, ou seja, o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional.

C) O professor deve ser o mediador entre a criança e o mundo em que ela esta inserida. É primordial oportunizar atividades que viabilizem o desenvolvimento integral do aluno.

D) 1) A linguagem oral antecede sempre a linguagem escrita e ambas são essências antes e durante todo o processo de alfabetização. A criança que tem um bom vocabulário terá mais facilidade para se expressar tanto oralmente quanto na escrita. A linguagem oral e escrita é sempre trabalhada de maneira diversificada com portadores de textos e gêneros textuais diversos.

2) A alfabetização é trabalhada através de atividades significativas, sempre levando em consideração o conhecimento prévio do aluno e seu contexto familiar, social. Alfabetizamos letrando com portadores de textos diversos como panfletos, cartazes, livros de histórias, anúncios, ou seja, diversos gêneros textuais.

3) Trabalho promovendo atividades diversificados de ludicidade sempre combinando diferentes linguagens verbal(oral e escrita),analógica (tom de voz, deslocamentos no espaço, músicas, risos, posturas diferentes) ou áudio visual (rádio, DVD, filmes).

A) A criança aprende através de exemplos, rotinas, experiências e acima de tudo através de estímulos.

B) O objetivo é o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos intelectual e social.

C) O papel é de suma importância, pois é ele quem vira os espaços ou seja faz a mediação da construção do aluno com o conhecimento.

D) 1) Através de leituras, rodas de conversas, diálogos sobre temas atuais ou próprios para o dia (momento).

2) Através de alfabeto móvel, cartazes com listas e textos elaborados pelos próprios alunos (ditado pelo professor) jogos, famílias silábicas e brincadeiras com situações das quais a língua faz parte.

3) Através de jogos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com