TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Sociologia

Exames: Conceito De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A sociologia busca conhecer, mediante métodos científicos, a totalidade da realidade social como tal, sem proposta de transformação. Sociologia é a ciência que estuda a natureza, causas e efeitos das relações que se estabelecem entre os indivíduos organizados em sociedade. Assim, o objeto da sociologia são as relações sociais, as transformações por que passam essas relações, como também as estruturas, instituições e costumes que têm origem nelas. A abordagem sociológica das relações entre os indivíduos distingue-se da abordagem biológica, psicológica, econômica e política dessas relações. Seu interesse focaliza-se no todo das interações sociais e não em apenas um de seus aspectos, cada um dos quais constitui o domínio de uma ciência social específica. As preocupações de ordem normativa são estranhas à sociologia e não lhe cabe a aplicação de soluções para problemas sociais ou a responsabilidade pelas reformas, planejamento ou adoção de medidas que visem à transformação das condições sociais.

ETAPA 01

PASSO 1

Pesquisar, em diversos meios deinformação (livros, jornais, dicionários e sites institucionais), sobre o significado de Sociologia e suas contribuições para a educação.

PASSO 2

Identificar e listar os significados de Sociologia e suas contribuições para a Educação no cotidiano escolar.

Significado de Sociologia

Sociologia é uma ciência que estuda as relações entre pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.

É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

Através de pesquisas sobre fenômenos que se repetem nas interações sociais, os sociólogos observam os padrões comuns para formularem teorias sobre os fatos sociais. Os métodos de estudo da sociologia envolvem técnicas qualitativas (descrição detalhada de situações e comportamentos ) e quantitativas (análise estatística).

A Sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.

O termo sociologia foiutilizado com o filósofo francês Augusto Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, em 1838, na tentativa de unificar os estudos relativos ao Homem, como a Historia, a Psicologia e a Economia. A corrente sociológica positivo-funcionalista, fundada por Comte, foi mais tarde desenvolvida por Emile Durkheim.

Contribuições da Sociologia para a Educação

A sociologia preocupa-se com a dinâmica das sociedades. A primeira pessoa que usou esse termo foi um eminente pensador francês chamado Auguste Comte (1798-1857), o qual designou a sociologia como ciência da sociedade. Depois de Comte, há uma tríade clássica da sociologia: Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

Durkheim conceituou a sociologia como sendo “a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento, toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade . Weber, disse que a sociologia é “uma ciência que se propõe compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com