TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e formas de investimento

Por:   •  1/9/2015  •  Abstract  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema: Conceito de investimento

Quando falamos em investimento, muitas podem ser as definições do que é, como funciona e quando é viável um investimento, e também, muitas pessoas confundem o que realmente deve ser considerado como investimento. Pois bem, vamos ver qual a definição mais certa para a palavra investimento.

Segundo Olivo Rodolfo (2012, pág. 16), “O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro e tem grande importância para as organizações”.

Partindo deste conceito, podemos considerar como investimento um desembolso ou um gasto de dinheiro em um momento presente, que será utilizado em uma determinada aplicação financeira, onde este valor aplicado gera rendimento para o investidor (Aquele que desembolsou o valor anteriormente), resultando no futuro, um montante superior aquele valor aplicado anteriormente. Ou seja, investir é renunciar algum recurso no presente com o intuito de aumentar o valor deste recurso no futuro.

De forma genérica, muitos são os exemplos que podemos citar para exemplificar um investimento, tais como construir ou comprar uma casa, fazer uma aplicação financeira, guardar valores na poupança e o mais clássico dos investimentos que conhecemos que é a abertura de uma empresa.

Usando o exemplo do parágrafo anterior aplicado ao conceito do termo “investimento” definido por Olivo Rodolfo, quando um indivíduo resolve abrir uma empresa, ele tem várias opções para fazer investimento em prol da empresa, como comprar equipamentos, construir o prédio da empresa, comprar matéria-prima, dentre outros tantos que podemos citar. Portanto, este empresário, investe um certo valor de recursos que possui e renuncia deste valor por determinado tempo, visando obter mais recursos com o lucro obtido na empresa, aumentando assim o valor aplicado anteriormente.

Um investimento tem como características essenciais, três variáveis: O rendimento, que é composto pelo valor pretendido no futuro; O risco, que é a probabilidade que o investidor tem de ganhar aquilo que pretendia; e o tempo que leva para obter o resultado esperado no momento do investimento. A partir destas 03 características, podemos definir um gasto como um investimento.

Aula-tema: Formas de Investimento

No mercado financeiro atual, muitas são as formas de investimento que podem trazer retornos para quem tem recursos a investir. Estes investimentos são de diversos tipos, que se englobam em uma das três categorias que serão definidas a seguir:

• Investimentos Públicos: Os investimentos públicos caracterizam-se por não gerarem retornos monetários, que podem ser mensurados em valor, mas sim em retornos que contribuem para o bem-estar da sociedade, como escolas, hospitais, iluminação pública, dentre outros retornos disponibilizados pelos governos.

• Investimentos Privados: Ao contrário dos investimentos públicos, os investimentos privados são disponibilizados para gerar retornos mensuráveis, ou seja, monetários para com os investidores. São compostos por empresas em geral.

• Investimentos Mistos: São investimentos compostos pelo governo e pelas pessoas jurídicas e físicas de direito privado, e tem como objetivo gerar retornos monetários paralelo à geração de bem-estar social.

Dentro destas 03 grandes categorias, encontramos os mais diversos tipos de investimento, tais como Ações, Caderneta de poupança, CDBs e RDBs, Fundos de Investimento, Imóveis dentre tantos outros que podemos encontrar no mercado.

Aula-tema: A importância do investimento para as organizações

No ambiente empresarial, muitos são os desafios que o administrador de uma empresa encontra no caminho para que possa manter a ordem e a lucratividade da empresa estáveis. Paralelo a estes desafios, o administrador tem uma gama de oportunidades que pode aproveitar para aumentar os rendimentos de sua atividade empresarial.

Em longo prazo, a saúde financeira da organização depende diretamente da quantidade de investimentos que ela fez, e ele influencia a sobrevivência da empresa em no mínimo dois aspectos: Através da expansão da organização para outros mercados consumidores e a reposição de capital, que é constantemente reduzido pelo desgaste de seus equipamentos e máquinas.

Aula-tema: O mercado financeiro e as principais formas de aplicação financeira no Brasil

A economia brasileira está sendo lentamente prejudicada a cada ano que passa. Dia após dia os preços de mercadorias e serviços são reajustados em todos os Estados do País. Isso é o que chamamos de inflação, fenômeno que está cada vez mais presente na vida dos brasileiros.

Muitos são os fatores que influenciam para o aumento da inflação, tais como o aumento do consumo de produtos e serviços, aumento dos custos para a produção de produtos, principalmente alimentícios e também pelo gasto exagerado das receitas pelo Governo do país. Estes fatores, muitas vezes, estão inter-relacionados entre si, causando instabilidade da economia como um todo.

Aqui no Brasil, encontramos hoje um cenário caótico em que a inflação e, consequentemente, o IPCA e as Taxas de Juros em geral alcançaram índices absurdos em que o consumidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com