TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Centrais De Gestao Organizacional

Artigos Científicos: Conceitos Centrais De Gestao Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  5.354 Palavras (22 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 22

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Estrutura Organizacional

Definição: “Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006)

Vamos destrinchar essa definição. As atividades da empresa devem estar bem identificadas, isto é, deve-se saber, exatamente, o que fazer e na ordem certa, primeiro uma e depois outra. Os recursos também devem estar conforme as atividades, por exemplo, uma máquina deve estar no lugar certo e as pessoas devem estar no lugar das atividades que elas sabem executar. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios significa que a as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites e as decisões só podem ser tomadas dentro do seu campo de ação. Uma empresa estabelece seus objetivos e, para que eles sejam alcançados, é necessário um planejamento. As atividades da empresa devem seguir o planejamento estabelecido. Se não for desta forma, tudo vira uma grande confusão.

2.2 A diferença entre as organizações de negócios verticais e horizontais

Há uma série de considerações, incluindo as vantagens e desvantagens, quando a fazer a escolha entre uma organização comercial vertical e horizontal. Desde a revolução industrial, as empresas têm tomado a forma de estrutura organizacional vertical. Organizações comerciais verticais têm vários níveis de gestão e de controlo, com uma longa cadeia de comando que vai do topo da organização para baixo para o fundo da organização. Normalmente, as estruturas empresariais verticais raramente excedem oito níveis de gestão, porque o aumento do número de camadas de gerenciamento diminui a amplitude de controle e as desvantagens começam a superar as vantagens de uma estrutura vertical. Organizações empresariais verticais têm sido a norma até os tempos modernos, que progressivamente deu lugar à organização empresarial horizontal. Organizações empresariais horizontais são geralmente pequenas organizações, que tem parcialmente a ver com menos camadas de gestão. Em contraste com a organização vertical de negócios, as organizações empresariais horizontais têm níveis relativamente poucos de gestão.

2.3 Vantagens de organizações empresariais verticais

A vantagem de uma organização comercial vertical é uma estrutura de gestão clara, de tal forma que as linhas de responsabilidade e de controlo são claros e a função de cada camada pode ser mais clara e mais distinto. Além disso, a escada para a promoção e progressão é clara. Além disso, cada gerente tem um número menor de funcionários sob seu controle, dando-lhe uma extensão estreita de controle, o que lhe permite supervisionar mais de perto seus empregados.

2.3 Desvantagens das organizações empresariais verticais

A comunicação entre as camadas superior e inferior da administração deve ser transmitido através de várias camadas, resultando numa redundância e atraso na comunicação. Assim, as decisões e ações empresariais estão atrasadas quando a aprovação por cada nível de gestão é necessária. Além disso, a qualidade da eficácia dessas decisões e ações empresariais é ainda mais diminuída por causa da liberdade limitada e responsabilidade dos trabalhadores subordinados. Além disso, as organizações empresariais verticais incorrer em um custo mais elevado de gestão porque os gestores são geralmente pagos mais do que os trabalhadores e cada camada de gestão é pago um salário mais elevado do que as camadas mais baixas.

2.3 Vantagens de organizações empresariais horizontais

Estruturas empresariais verticais têm sido a norma até os tempos modernos, que progressivamente deu lugar à organização empresarial horizontal. Organizações empresariais horizontais ter uma comunicação melhor e maior entre os níveis de gestão e subordinados. Além disso, porque há menos camadas de gerenciamento da cadeia de comando e menos burocracia, a tomada de decisões é mais fácil e de maior qualidade. Além disso, o menor número de camadas resulta em menores custos para a organização em número de gerentes e uma tampa inferior aos seus salários. Também digno de nota é que não há espírito melhor equipa.

2.3 Desvantagens das organizações empresariais horizontais

Uma desvantagem de uma estrutura de negócios horizontal é que pode limitar ou impedir o crescimento do organismo, uma vez que os níveis de gestão superior têm uma extensão de mais directo e mais elevado de controlo de cada camada inferior, e tendo em mais departamentos irá diminuir a sua capacidade de gerir. Assim, esta estrutura organizacional normalmente é limitado a pequenas empresas e privados, tais como parcerias e LLCs. Outra desvantagem que pode resultar, por causa da maior extensão de controle de cada presépio, é que os subordinados pode ter que responder a mais de um superior, o que pode causar um conflito em suas funções ou uma ambigüidade em suas ordens de trabalho. Além disso, a função de cada departamento pode tornar-se indistinto e fundir os papéis de trabalho de outros.

3.1 Áreas da administração

Existem varias formas de se visualizar uma empresa,uma delas e a visão sistêmica.assim como o corpo humano com cada um dos órgãos realizando uma função especifica,a empresa também pode ser vista como um sistema composto de vários elementos que em conjunto devem realizar um objetivo comum.

O sistema administrativo e composto de varias funções administrativas das quais podemos destacar quatro funções principais:

 Função financeira

 Função de produção

 Função marketing

 Função recursos humanos

A estrutura de cada uma destas funções deve ser planejada para que a organização funcione de forma eficiente e atenda as necessidades dos usuários/clientes.

3.2 Função financeira

A função financeira tem responsabilidade sobre todos os aspectos associados com aquisição,conservação,e uso do capital,tendo como principais objetivos:

 Obter capital necessário para a manutenção das atividades da organização;

 Avaliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com