TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS CENTRAIS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

Ensaios: CONCEITOS CENTRAIS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos as empresas tiveram que se adaptarem as diversas mudanças nos vários setores que as compõem para melhor atender as necessidades infinitas dos clientes.

Antes não se falava em desenvolvimento sustentável, por exemplo, e hoje é impossível uma empresa se manter no mercado sem se preocupar com fatores escassos e na influencia de nossos atos no futuro.

A gestão organizacional visa programar melhorias, programar ações de objetividades, avaliar e controlar o desempenho criando um ambiente motivado e rentável para a empresa.

Quando a empresa investe na melhoria das suas funções qualificando funcionários ela faz um investimento, pois saber qual função delegar para qual funcionário e onde investir mais recursos é fundamental para evitar gastos desnecessários como o retrabalho.

O bom gestor deve ter uma visão empreendedora, visando não somente o lucro da empresa, mas primeiramente a satisfação dos funcionários que automaticamente produzirá melhor em um ambiente mais saudável.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa deve se organizar para equilibrar contas e conseguir satisfazer o quadro de funcionários com olhar amplo para todos os setores da mesma.

Veremos alguns fatores que são indispensáveis para que a empresa atinja suas metas gerando lucro sem prejudicar o desenvolvimento de futuras.

2.1-ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas.

Segundo Stoner e Freeman (1999), a Estrutura Organizacional estabelece como uma organização desempenha suas atividades, dividindo-as, organizando-as e coordenando-as.

O autor Oliveira (2006) já afirmou que estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas.

O autor quer dizer que as atividades da empresa devem estar bem identificadas exatamente o que fazer e na ordem certa. Pois a empresa estabelece não haja confusão.

Chiavenato (1987) alega que a estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridades que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem.

Este conceito é aparentemente simples, mas é um dos mais utilizados para definir o tema por trazer uma explicação clara.

As estruturas podem ser formais ou verticais quando define a hierarquia da empresa e podem ser informais ou horizontais quando agrupa as pessoas com base em suas habilidades e funções.

Na estrutura vertical existe a desvantagem de dificuldade de comunicação entre as pessoas de níveis diferentes. Porém ela se destaca por ser estável e agiliza a tomada de decisões já que existe uma liderança.

A estrutura horizontal completa a vertical, motiva e integra as pessoas na empresa agilizando o processo. Porém ela é instável e por haver uma dificuldade de controle pode também acontecer atritos e desentendimentos entre as pessoas.

2.2-ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO

A administração de forma adequada é fator fundamental para o sucesso da organização.

Maximiano (2004) conceitua: Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos.

A Administração é um fenômeno universal no mundo moderno. As organizações precisam alcançar objetivos em um cenário de concorrência acirrada, tomar decisões, coordenar múltiplas atividades, conduzir pessoas, avaliar o desempenho dirigido a metas, obter e alocar recursos. (CHIAVENATO, 2004).

Na administração de uma empresa existem várias áreas que fazem com que ocorra um bom funcionamento, dentre elas podemos destacar:

a) Produção ou Serviço: É a função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado.

b) Comercial ou Marketing: É o setor que engloba todas as atividades relativas às relações de troca orientadas para a satisafação dos desejos e necesidades do mercado.

c) Materiais e Logística: É o setor responsável pelo suprimento de matérias, serviços e equipamentos da empresa.

d) Finanças: É o setor que fica responsável pela administração dos fundos, onde é aplicado uma serie de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da empresa.

e) Recursos Humanos: É o setor que usa o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem atrair, manter e desenvolver talentos humanos.

Com a divisão das funções que acontece de forma singular para cada organização, cada área possui uma determinada responsabilidade para que os lucros sejam alcançados dentro da empresa.

2.3-TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Treinamento é qualquer procedimento que vise promover e aumentar o aprendizado entre os funcionários de uma empresa, visando aquisição de habilidades para um determinado cargo.

Para Goldstein (1991) treinamento é a aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resulta em melhoria de desempenho no trabalho.

A importância do treinamento é para impulsionar a eficiência, incrementar e aumentar a produtividade, elevar os níveis de qualidade, promover segurança no trabalho e diminuir os refugos e retrabalhos.

Enquanto o treinamento prepara o funcionário para a tarefa atual buscando resultados imediatos, o desenvolvimento é adquirido com tempo e prepara o funcionário para tarefas futuras.

Em Chiavenato (2005, p.127) vamos encontrar o seguinte esclarecimento no processo de treinamento e desenvolvimento de pessoal trata de aprendizagem no nível individual e como as pessoas aprendem e se desenvolvem.

Já outro autor diferencia melhor esses temas que sempre se relacionam: Treinamento é uma aprendizagem relacionada à tarefa atual do emprega. Desenvolvimento é a aprendizagem adquirida para o crescimento do indivíduo não relacionada a uma tarefa presente (NADLER, 1984).

O plano de treinamento adotado pelas empresas possibilita maior capacitação para realização de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com