TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS CENTRAIS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

Exames: CONCEITOS CENTRAIS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  3.945 Palavras (16 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 4

2.1 TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 4

2.2 AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 5

3. ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO 6

4. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 9

5. PLANO DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS 11

5.1 TIPOS DE REMUNERAÇÃO 12

5.2 BENEFÍCIOS 13

6. ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE 15

7. ÁREA DE ECONOMIA NA SETOR PÚBLICO 17

7.1 INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS ECONÔMICAS 17

7.2 FUNÇÕES ECONÔMICAS 18

8. CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 20

1. INTRODUÇÃO

As empresas são dotadas de individualidades que as diferenciam umas das outras, essas individualidades são verificadas em muitos aspectos e um deles é a estrutura organizacional.

Com acrescente necessidade de uma boa estrutura organizacional por parte de empresas de todos os portes, o gerenciamento dessas organizações é cada vez mais importante, tanto para empresas, quanto para os funcionários que prestam seus serviços. Na incessante busca pela eficácia empresarial, as estruturas organizacionais devem definir suas estratégias com base em seus princípios e valores.

As organizações devem entender os conceitos centrais organizacionais e colocá-los em prática da melhor forma possível, pois muitas empresas estão percebendo gradativamente os benefícios de priorizar seus funcionários e não só os lucros. Ao expor os conceitos centrais organizacionais buscaremos compreender um pouco como funciona essa estrutura.

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Quando uma empresa traça seus objetivos, faz-se necessário um plano de ação para que se alcance a finalidade definida, assim teremos de maneira organizada a distribuição de tarefas.

A estrutura organizacional é concebida para ser um processo de decisão para trazer coerência entre os objetivos e propósitos para os quais a organização existe, o modelo de divisão do trabalho e de coordenação entre unidades e as pessoas que farão o trabalho (GALBRAITH, 1977, p. 05).

Através da divisão de tarefas surge a estrutura da organização, que não serve apenas para delegar funções, mas também para interligar as seções, cada uma especializada na sua função mas sempre dependendo umas das outras, funcionando em harmonia como se fizessem parte de uma grande engrenagem.

A estrutura organizacional, portanto, é o produto das decisões e coordenação de trabalho, e define não apenas as atribuições especificas, mas também o modo como devem estar interligadas os diversos grupos especializados, chamados departamentos (MAXIMIANO, 1986, p.153).

Em uma organização a autoridade é distribuída entre as partes que compõe a estrutura organizacional.

A estrutura de uma organização pode ser definida como resultado de um processo através do qual a autoridade é distribuída (VASCONCELLOS, 1989, p.03).

2.1 TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Uma estrutura horizontal agrupa as pessoas com base em suas habilidades e funções. Todos os setores são iguais, tem o mesmo peso e valor, nenhum departamento é superior ao outro. Ela pode agrupar aqueles que têm o seu trabalho direcionado aos mesmos fins juntos em uma seção específica e, ou dividir os que trabalham em áreas diferentes, como o setor de relações públicas do setor administrativo por exemplo.

Uma estrutura organizacional vertical funciona com base em uma cadeia de comando, a hierarquia, que começa pelo presidente da instituição e vai descendo até os escalões mais baixos. Ela define o poder de decisão e a subordinação entre as pessoas e suas competências.

2.2 AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Estrutura vertical: Uma desvantagem deste tipo de estrutura é que ela tende a ser mais ditadora e não estimula a comunicação entre as pessoas de níveis diferentes, não há o envolvimento dos funcionários na tomada de decisões, apenas a delegação de responsabilidades. Mas por outro lado este tipo de organização pode se destacar por agilizar a tomada de decisões, já que depende apenas de uma pessoa, o chefe, economiza-se tempo, e favorece a coordenação das atividades da empresa.

Estrutura Horizontal: As vantagens deste tipo de organização é que estimula a comunicação entre os empregados, favorece o desenvolvimento de trabalho em equipe, a motivação e o comprometimento do colaborador quanto aos resultados e também facilita a propagação do conhecimento. Algumas das desvantagens é que pode haver certa demora nas decisões, pois pode acontecer divergências de opinião entre os setores em certos pontos, eles devem estar em perfeita harmonia, conforme a empresa cresce pode faltar integração entre as diferentes funções ou departamentos.

3. ÁREAS DA ADMINISTRAÇÃO

Função Marketing: O marketing deve administrar, planejar, agir, monitorar, criar novos produtos, estar perto dos clientes, conversar com eles, observá-lo, deixá-lo ser ouvido, fazer pesquisas de necessidades e satisfação, etc. O foco principal deve ser sempre a satisfação total do consumidor com um alvo muito claro: fazê-lo comprar de novo. Quando uma empresa consegue a real fidelização dos seus consumidores, significa a coroação de um excelente trabalho de marketing e planejamento estratégico.

É função do departamento de marketing fazer algo que é raro nas empresas de pequeno e médio porte: Planejamento Estratégico. Nele há elementos, dentre vários, que são imprescindíveis em qualquer planejamento: objetivos, metas e estratégias. Em outras palavras, aonde se quer chegar (e em quanto tempo), quais etapas traçarei para chegar lá e como eu vou chegar lá. Fazer planejamento estratégico é se antecipar. É entender tão bem o consumidor que se atenda, não só o que o consumidor deseja, mas o que ele irá desejar.

Função Recursos Humanos: Durante muito tempo, a Administração de Pessoal (AP) foi conhecida como a área da administração que tratava exclusivamente de contratações, remuneração e demissões da classe operária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com