TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS CENTRAIS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

Exames: CONCEITOS CENTRAIS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  4.041 Palavras (17 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 7

2.2 PLANO DE REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS 8

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 9

2.4 ÁREA DE ECONIMIA NO SETOR PÚBLICO 11

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos o tema Conceitos Centrais de Gestão Organizacional que tem por objetivo conhecer sobre os tipos de gestão organizacional e seus conceitos como também o aprofundamento nas seguintes questões: Como se dá a gestão vertical e a horizontal e quais são suas vantagens e desvantagens. Será também descritos alguns itens da área de Administração tais como, treinamento de pessoas, plano de remuneração e benefícios, ética, política e sociedade, economia no setor público, considerando que todo esse processo está ligado a organização de uma empresa.

Para tanto pautaremos este trabalho em autores como: Chiavenato (2010), Fox (1980), Boog (2009), Chiavenato (2000), Montana (2003), Maximiano (1992), Baeys (1998).

Até alguns anos atrás, as organizações não viam a gestão como uma ferramenta para a realização de suas atividades. Como coloca Drucker (1997) “‘gerência’ era um palavrão nas organizações sem fins lucrativos. Gerência significava ‘negócios’ e elas não eram empresas. Na verdade, em sua maioria elas acreditavam que não necessitavam de qualquer coisa que pudesse ser chamada de ‘gerência’. Afinal, elas não tinham ‘lucros’”.

No entanto, o grande crescimento tanto no tamanho e complexidade quanto na importância dessas organizações dentro da sociedade mudaram essa visão. Exige-se hoje dessas organizações uma gestão mais eficaz de seus recursos, assim como um controle mais efetivo de suas atividades. A palavra “gestão” entra definitivamente para o vocabulário do terceiro setor, como uma ferramenta para tornar real a missão que está por trás da organização. Como coloca Silva, “o atual cenário brasileiro aponta para a necessidade de as organizações construírem uma gestão eficaz, além de manterem acesos o compromisso e a paixão que as movem. O desafio da sustentabilidade envolve não só o levantamento e a adequada utilização de recursos financeiros; implica investir no desenvolvimento das pessoas que fazem parte da organização, melhorar a qualidade dos serviços e adequá-los às necessidades das comunidades, buscarem a adesão da sociedade à causa da organização e informar de forma transparente”.

“As pessoas que trabalham em uma organização necessitam de uma visão clara dos seus objetivos e estratégias. Em especial, as organizações do terceiro setor possuem limites confusos e inúmeras oportunidades para sair do seu foco principal. Todas estão trabalhando em um ambiente de crescente turbulência e assim necessitam repensar seus objetivos e prioridades mais frequentemente que no passado” O planejamento estratégico é a ferramenta administrativa que serve exatamente para este repensar da organização.

2 DESENVOLVIMENTO

Iniciaremos Conceituando organização como instituição social, cuja ação desenvolvida por seus membros, é dirigida por objetivos, sendo projetadas como sistemas de atividades e autoridades estruturados e coordenados, atuando de forma interativa com o ambiente que as cerca.

Sendo assim podemos dizer que organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho para alcançar um propósito comum. As organizações são um sistema cooperativo racional. As pessoas se dispõem a cooperar entre si de maneira racional e intencional para alcançar objetivos e proporcionar resultados que individualmente não teriam nenhuma condição de realizar. As organizações são sistemas formados, administrados, projetados e operados por pessoas para atingir determinado conjunto de objetivos. Fox (1980, p.18) define uma organização como “um padrão descrevendo como seus integrantes estão em relação e interagem para atingir um objetivo comum”. Segundo Montana (2003, p.70) “organizar é um processo de juntar recursos físicos e humanos essenciais para atingir os objetivos de uma empresa e alcançar as metas desejadas. A organização deve possuir um organograma que represente a sua estrutura formal, onde é mostrada a hierarquia da empresa, de que forma estão expostos os órgãos ou setores e as relações de comunicação existentes entre eles.

Já de acordo com Maximiano (1992, p.112) “uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos”. Por meio dela torna-se possível alcançar metas que não seriam possíveis atingir para uma só pessoa realizar. O autor ainda nos esclarece que uma grande empresa ou uma pequena oficina, um hospital ou uma escola são exemplos de organizações, porque uma organização é uma soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos e recursos financeiros. Assim organização é o resultado da combinação de todos estes elementos que culmina num bem comum, resultando na qualidade do trabalho organizacional.

Baeys (1998) diz que existem modelos organizacionais diferentes que caracterizam o tipo de organização. A organização mais simples é aquela de um membro único. Dá-se o nome de grupo, a organização permite uma coordenação para que possa atingir um objetivo comum, mas a tomada de decisão é coletiva. De acordo com Gaia (1999), cada papel organizacional é determinado pelas funções que o agente deve realizar para o sistema, definidas por meio de atividades e protocolos, as responsabilidades eles assumem ao fazer parte da equipe. Podemos então dizer que organização é a maneira de se organizar um sistema. A estrutura organizacional dentro de uma organização esclarece papeis de empregados, facilita a comunicação e estabelece uma cadeia de responsabilidade em determinar como é a sua estrutura organizacional, vertical ou horizontal, pois é necessário compreender entre as duas diferenças entre as duas estruturas. Mas a implementação da estrutura organizacional correta é fundamental, pois disso depende a produtividade da equipe. Dessa forma podemos definir a organização vertical como aquela que tem uma pirâmide no olhar. No topo está o presidente da empresa, cada divisão é composta por supervisores que se responsabilizam pelos departamentos. Por muitas vezes se define essa como organização de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com