TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Centrais de Gestão Organizacional

Projeto de pesquisa: Conceitos Centrais de Gestão Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.929 Palavras (20 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 20

UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Cleyton Alves Beserra

Portfólio - Conceitos Centrais de Gestão Organizacional

Garanhuns

16.05.2014

UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

Cleyton Alves Beserra

Portfólio - Conceitos Centrais de Gestão Organizacional

Garanhuns

16.05.2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO.............................................................................05 à 18

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................19

BIBLIOGRAFIA......................................................................................20 à 21

INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordara como tema geral conceitos centrais de gestão organizacional com o objetivo de proporcionar a visualização da importância de se alinhar à estrutura e aos seus objetivos e estratégias através da apresentação dos diversos tipos de estruturas. Vão ser abordados tópicos como o conceito de estruturas organizacionais, áreas da Administração, treinamento e desenvolvimento de Pessoas, plano de remuneração e benefícios, ética, política e sociedade e área de economia no setor público, analisando suas definições de acordo com alguns autores e sua importância. Ficaremos também com uma ideia acerca dos vários conceitos que existem, bem como as suas características e funções.

DESENVOLVIMENTO

Estrutura Organizacional

Algumas definições, com descrição dos principais aspectos que os compõem, sob diferenciadas perspectiva, iram ser apresentadas aqui, abordando vários temas relativos a conceitos centrais de Gestão Organizacional.

Iniciando com o conceito de estrutura organizacional, apresentarei algumas definições, com vários autores relatando seus pontos de vistas a respeito dos temas a serem vistos.

Estrutura Organizacional

Segundo Vasconcellos (1989), a estrutura de uma organização pode ser definida como resultado de um processo através do qual a autoridade é distribuída, as atividades desde os níveis mais baixos ate a alta administração são especificados e em sistemas de comunicação é delineado permitindoque as pessoas realizem atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para atingir os objetivos organizacionais.

Para Maximiano (1986) a estrutura organizacional é o produto das decisões de divisão e coordenação do trabalho, e define não apenas as atribuições específicas, mas também o modo como devem estar interligados os diversos grupos especializados, chamados departamentos.

Já para Stoner (1985) define estrutura como a disposição e a Inter- relação entre as partes componentes e cargos de uma empresa. Para ele, a estrutura, especifica a divisão das atividades mostrando como estão interligadas, apresenta o nível de especialidade do trabalho e a disposição da hierarquia e da autoridade mostrando as relações de subordinação.

As definições dos autores não são uniformes, mas podem se destacar em todos existem fatores que são preponderantes que fala sobre a divisão do trabalho e a hierarquização.

Os principais aspectos estruturais que determinam um tipo especificam de estrutura organizacional é a diferenciação, formalização, centralização, integração, comunicação dentre outros. Vejamos: estes tipos de estrutura: horizontal e vertical, que se refém a divisão do trabalho entre as unidades organizacionais.

Estrutura Horizontal - em departamentos ou divisões através da departamentalização. Exemplo; neste caso uma empresa usa seus recursos para produzir outros produtos que não é o seu principal, a empresa usa suas maquinas para produzir produtos que não são insumos dos existentes e nem usar os existentes como insumos.

Sua vantagem é que a mesma estimula a comunicação entre os empregados e também facilita a propagação do conhecimento, e a desvantagem é que conforme a empresa cresce , pode faltar integração entre as diferentes funções de departamentos.

Estrutura Vertical - Em níveis hierárquicos, através da criação de maior numero de escalões de autoridade. Exemplo: Quando uma a empresa começa a atuar em mais um estagio produtivo onde deixa de comprar para produzir, acontece a substituição de transações de mercado por transações internas. sua vantagem é agilizar a tomada de decisões e favorecer a coordenação das atividades da empresa e sua desvantagem é que tende a ser burocrática e não estimula a comunicação entre as pessoas de níveis diferentes.

Vasconcellos (1989) afirma ser departamentalização o processo através das quais as unidades são agrupadas em unidades maiores e assim sucessivamente ate o topo da organização dando origem aos diversos níveis hierárquicos

Vasconcellos (1989) apresenta um conjunto de aspectos que são definidos e combinados para que seja delineada uma estrutura, estes aspectos assemelham-se aos elementos apresentados por Stones (1984).

Dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com