TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Centrais Sobre Gestão Organizacional

Exames: Conceitos Centrais Sobre Gestão Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  5.914 Palavras (24 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO 4

3 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS 5

3.1 TIPOS DE ESTRUTURAS (vertical e horizontal) 5

3.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS ....................................................................6

4 ÁREAS FUNCIONAIS DE UMA ORGANIZAÇÃO .................................................8

5 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO .............................................................9

5.1 PLANO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO ......................................10

6 REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS .......................................................................12

7 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES ............................................................................17

8 MACROECONOMIA: NOÇÕES BÁSICAS ...........................................................19

9 CONCLUÇÃO .....................................................................................................21

REFERÊNCIAS.......................................................................................................22

1 INTRODUÇÃO

Os conceitos centrais sobre gestão organizacional têm como objetivo entender a importância da gestão nas organizações desde as primeiras teorias a cerca do tema. Toda organização deve delimitar precisamente suas estratégias e o correto entendimento de seu campo de atuação, pois é por meio deles que os resultados são obtidos e ganham êxitos nas ações. A aplicação de conceitos e metodologias para os líderes e gestores ajuda diretamente na obtenção dos objetivos definidos nas decisões estratégicas.

Hoje em dia na sociedade moderna as organizações exercem grande importância contribuindo significamente no estilo de vida das pessoas possibilitando os meios para sobrevivência dos membros que delas participam por meio de uma intensa relação de troca.

Para conhecermos e entendermos os conceitos centrais, temos conceituar o que é uma organização, saber quais as estruturas que a compõem, quais as áreas da administração: finanças, recursos humanos, produção, marketing etc, porque fazer o treinamento e desenvolvimento de pessoas, a importância da remuneração e os benefícios, relacionar a ética, política e responsabilidade social, em que contexto econômico atua e por fim sua relevância nos dias atuais.

2 CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO

De um modo genérico pode-se dizer que uma organização é representada por um grupo de pessoas que trabalham em conjunto de modo a atingirem uma meta comum. Para que a organização tenha sucesso existe um conjunto de fatores que é importante terem conta. Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.

Para Maximiano (2011, p 4) “[...] uma organização é um sistema de recursos que procura realiza objetivos”.

As organizações ainda podem ser vistas como entidades que capacitam a sociedade a buscar realizações que não podem ser atingidas por pessoas atuando individualmente (GIBSON et al., 2006).

Os sistemas orgânicos tornam as organizações coletivamente conscientes dos seus destinos e da orientação necessária para melhor se dirigir a eles. Desenvolvem uma nova conscientização social dos participantes das organizações, os quais, contando com sua vivência particular, seu passado pessoal e sua autoconscientização, definem o papel deles em relação à sua organização.

Os especialistas em Desenvolvimento Organizacional é tipicamente comportamentalista: "uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente". Esse conceito utiliza a noção tradicional de divisão do trabalho ao se referir às diferentes atividades e à coordenação existente na organização e refere-se às pessoas como contribuintes das organizações, em vez de estarem elas próprias, as pessoas, totalmente nas organizações. As contribuições de cada participante à organização variam enormemente em função não somente das diferenças individuais, mas também do sistema de recompensas e contribuições pela organização.

3 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

É definida como sendo o conjunto de tarefas formais atribuídas a indivíduos e departamentos. Envolve linhas de autoridade, responsabilidade e níveis hierárquicos, envolvendo sistemas de coordenação e controlo.

“Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006)

Ela também pode ser entendida como a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Stoner, 1992, p.230.

3.1 TIPOS DE ESTRUTURAS

Estrutura organizacional dentro de uma organização esclarece papéis de empregados, facilita a comunicação e estabelece uma cadeia de responsabilidade de ajudar a determinar os pontos fortes e fracos. Antes de determinar se sua estrutura organizacional deve ser vertical ou horizontal, é preciso entender as diferenças entre as duas estruturas. Implementação da estrutura organizacional correta é fundamental para maximizar a produtividade da equipe.

A organização vertical é aquele que tem uma pirâmide olhar, quando traçado em papel. No topo está o presidente da empresa ou CEO, e então cada divisão é composta de uma série de quadros médios e supervisores que são responsáveis por vários departamentos. Esta é muitas vezes referida como uma organização "de altura".

A estrutura horizontal é um sem gerência média em que os funcionários são amplamente autorizados a fazer os seus próprios dia-a-dia de decisões operacionais. Grandes grupos de funcionários relatam frequentemente a apenas um gerente. É também chamado de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com