TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Marketing

Ensaios: Conceitos De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 6

Conceito de Marketing

1 – O conceito de marketing

Uma organização é um organismo vivo com valores e propósitos específicos, com uma missão e objetivos a atingir. É um sistema único, composto de diversos subsistemas, cada qual com atividades típicas e funções básicas especificas: suprimentos, produção, finanças, recursos humanos e marketing.

O que é marketing?

Korler define marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupoas de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Segundo Ambrósio, “marketing é o planejamento e ação de detalhes”.

A orientação para a produção

As organizações orientadas para a produção desenvolvem produtos em larga escala, que podem ser facilmente encontrados apreços baixos. Seguem a lógica do fabricante e não levam em conta a qualidade nem a variedade das ofertas.

A orientação para o produto

Com o acirramento da concorrência, as organizações passam a desenvolver produtos que ofereçam melhor qualidade e desempenho e maiores benefícios.

A orientação para vendas

Essa orientação parte do pressuposto de que os clientes normalmente mostram inércia e podem ser induzidos a comprar mais.

A orientação para o marketing

Em contraposição às orientações anteriores, aqui a organização parte do principio de que a identificação das necessidades e desejos dos clientes atuais e futuros deve servir de base para o desenvolvimento de produtos e serviços. Nesse contexto, os clientes não são todos iguais, nem do ponto de vista sociodemográfico, nem do comportamental. Ao desenvolver suas ofertas, elas passam a considerar não apenas uma transação comercial, mas um relacionamento de longo prazo que traga benefícios constantes para ambas as partes.

O novo profissional de marketing

Neste milênio, o profissional de marketing deverá: utilizar a pesquisa constante como principal ferramenta de suas estratégias; conhecer profundamente o segmento de atuação de sua empresa; procurar antecipar os passos dos concorrentes existentes e, principalmente, estar nem informado quanto a concorrência potencial e futura; estar atento às novas oportunidades e ameaças; conhecer muito bem os desejos e necessidades dos seus consumidores, bem como suas novas expectativas; ser criativo, dada a similaridade dos produtos e serviços; considerar a responsabilidade social; e atuar como consultor de negócios, tentando encontrar alternativas que atendam não só as necessidades dos clientes, mas também aos objetivos organizacionais.

2 – O ambiente de marketing

As atividades de marketing ocorrem no limiar da fronteira da organização com seus clientes, fornecedores, intermediários, concorrentes, entidades publicas e privadas. Tais atividades se desenvolvem num ambiente de constantes mudanças internas.

Cliente – o foco central

As organizações de sucesso tem os clientes como centro de seu pensamento estratégico. Eles representam a sua razão de ser.

Quando inseridos num mercado, eles representam uma oportunidade de marketing.

Hoje em dia, todos os funcionários de uma organização, independentemente de sua área funcional, precisam conhecer os conceitos e os princípios de marketing, cujo foco central é o cliente.

O ambiente organizacional

Sua missão fundamental é conhecer profundamente as necessidades dos clientes e satisfazê-los por meio de ofertas que agreguem um valor único.

O microambiente de marketing

O microambiente do marketing é formado por concorrentes, intermediários, fornecedores, entidades privadas e publicas.

- concorrentes atuais e pontenciais

Pode-se afirmar que os concorrentes exercem forte influencia na lucratividade, na participação de mercado e até mesmo na viabilidade de qualquer organização.

A analise da concorrência precede e serve de base para a formulação de estratégias competitivas de marketing.

Para avaliar a concorrência, podem-se empregar diferentes metodologias, entre as quais destacam:

- análise Swot

- análise estrutural da indústria

- análise de percepção de valor do cliente

- Fornecedores

Os fornecedores interessam particularmente ao marketing por interferirem na proposta de valor que a organização pretende desenvolver para seus clientes, seja do ponto de vista técnico, de produção e logística, seja nas atividades de custeio e na precificação de produtos, considerando diferentes níveis de serviços.

O marketing incentiva os fornecedores a oferecer soluções diferenciadas que agregam valor ao produto dificultando a transferência para a concorrência.

- Intermediários

Os intermediários de marketing são os atacadistas, distribuidores e varejistas, que representam os canais de distribuição. As atividades dos intermediários destinam-se a fazer chegar as mãos dos clientes uma vasta gama de produtos e serviços produzidos pelos fabricantes.

- Entidades privadas e publicas

A opinião publica pode afetar positiva ou negativamente a competitividade de uma organização, caso esta adote ou não práticas ética e socialmente responsáveis.

O macroambiente de marketing

Todas as organizações são também afetadas por fatores externos, sobre os quais normalmente não se tem controle. Esses fatores compõem o macroambiente.

Do exame regular, das tendências e impactos das principais variáveis do macroambiente, poderão resultar novos produtos e serviços, novos segmentos e tecnologias, bem como alianças estratégicas, terceirização de serviços, etc.

Planejar o futuro, por mais difícil que seja, é melhor do que deixar a organização ao sabor dos acontecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com