TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Marketing

Monografias: Conceitos De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 6

Para compreender melhor o tema “marketing sustentável” deve-se entender alguns conceitos básicos sobre marketing. A tradução da palavra para o português é mercadologia. A maioria das pessoas confundem o marketing com propaganda. Mas, a definição é mais completa e complexa.

A origem do marketing vem da economia, contudo se constatou que a base do conhecimento para o uso da palavra precisa ser bem maior, abrangendo a sociologia, estatística e psicologia.

O objetivo do marketing é “o gerenciamento da demanda” (KOTLER e KELLER 2007). Ainda de acordo com os autores, o marketing identifica as necessidades e desejos dos clientes, especifica mercados-alvos e decide sobre os produtos e serviços da empresa.

Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2007).

A American Marketing Association (AMA) define marketing como “o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais".

Para definir o sistema do marketing de forma clara e objetiva surgiram os 4 P’s, ou marketing mix. O primeiro, Produto, é todas as qualidades e variedades de um bem de consumo como nome, embalagem, etc. O segundo, Praça, é onde serão inseridas as ações, são os canais de distribuição. O terceiro é o Preço, condições de prazo. E o último é a Promoção, as estratégias utilizadas para estimular a comercialização.

A definição do composto de marketing é o conjunto de ferramentas que as empresas utilizam para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo (KOTLER, 2000).

Além dos 4 P’s, ainda existem os 4 A’s: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação. A Análise é buscar e processar informações importantes para identificar oportunidades, ameaças e tendências do mercado. A Adaptação tem como objetivo ajustar a oferta da empresa e o mercado. A Ativação é o conjunto de ações destinadas a fazer com que o produto atinja os mercados predefinidos pela empresa. E por último a Avaliação, que são os controles para analisar os resultados e ajustar informações e dados.

Depois de compreender todo o sistema de marketing, o próximo passo para a elaboração de uma campanha é a segmentação do mercado. A definição de segmentação é o processo de divisão de um mercado em subconjuntos distintos, de acordo com as necessidades ou características. De acordo com Kotler (1998) segmentação de mercado é o ato de dividir um mercado em grupos distintos de compradores com diferentes necessidades e respostas.

O motivo de segmentar o mercado é simples, os consumidores são diferentes, cada um tem uma preferência e um gosto. Um mesmo produto não pode satisfazer todas as pessoas com necessidades diferentes. Quando se conhece o público alvo é fácil direcionar o esforço e as estratégias a serem desenvolvidas.

As vantagens da segmentação do mercado são as possibilidades de visar mercados adequados às estratégias e ao produto da empresa. Além disso, a segmentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com