TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene Ocupacional

Artigos Científicos: Higiene Ocupacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Higiene Ocupacional

É a ciência que atua no campo da saúde ocupacional através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos físicos, químicos e biológicos originados nos locais de trabalho e passiveis de produzir danos à saúde dos trabalhadores, observando-se também o impacto ao meio ambiente.

1 - Agente físico: são consideradas as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas entre outras.

- ruídos: na higiene ocupacional costuma-se denominar barulho como todo som indesejável, o barulho e o ruído são interpretações subjetivas e desagradáveis de um som.

*efeito do ruído sobre o aparelho auditivo:

 ruptura do tímpano (como resultado de uma explosão);

 perda de audição por trauma sonora, resultante da exposição a níveis elevados de ruído, pode ser temporário ou permanente.

- vibração: é um movimento oscilatório de um corpo devido as forças desequilibradas de componentes rotativos e movimentos alternados de uma máquina ou equipamento.

* classificação: 1. Vibração ocupacional de corpo inteiro, 2. Vibração ocupacional de mão e braço ou localizada, 3. Vibração para conforto, 4. Vibração meio ambiente, 5. Vibração de máquinas.

- frio/calor:

* equilíbrio homeotérmico – os mecanismos de termorregulação do organismo têm por finalidade manter a temperatura interna do corpo constante, sendo evidente que haja um equilíbrio entre a quantidade de calor gerado no corpo e sua transmissão para o meio ambiente. A equação que descreve este estado de equilíbrio é chamada balanço térmico.

* equilíbrio térmico: (exposição ao frio) apresentar-se-á quando o corpo estiver perdendo calor para o meio ambiente, podendo ocorrer a hipotermia. O aspecto mais importante da hipotermia, e que poderá trazer a morte, é a queda de temperatura profunda do corpo.

2 - Agente Químico: são consideradas as substâncias, compostos de produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, na forma de poeiras, fumaças, névoa, neblina, gases ou vapores, ou pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidas pelo organismo através da pele ou por ingestão.

3 -Agentes biológicos: são consideradas as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, dentre outros. A exposição a agentes biológicos ocorre em hospitais, ambulatórios, laboratórios, esgoto, lixo urbano, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com