TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e características da aprendizagem

Seminário: Conceitos e características da aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 6

Conceitos e

características da

aprendizagem

O ser humano desde o seu nascimento está sob influência das circunstâncias impostas na sua vida e do lugar onde ocupa na sociedade, ou seja,

• nas suas relações e interações com o meio e consequentemente com as pessoas que se relaciona, sofrendo alterações tanto no seu desenvolvimento quanto ao que está relacionado à sua aprendizagem

Podemos afirmar que inicialmente o fator que permitirá a criança construir uma imagem de si mesma e do mundo se estabelece primeiramente no ambiente familiar, através da comunicação, do diálogo estabelecendo a relação

Dessa forma, podemos compreender que o aprendizado e desenvolvimento cognitivo começa antes da educação formal.

A importância da família

Desde a gestação e os primeiros anos de vida da criança são fases onde ela constrói o seu maior aprendizado

É nessa fase que são formados os processos para aptidões, sejam elas sensoriais, motoras, emocionais, cognitivas ou psicossociais.

A família tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, pois a construção dos vínculos afetivos formados, particularmente entre os familiares, podem ser aspectos desencadeadores de um desenvolvimento saudável

A criança tem no seu período pré-escolar uma realidade ampla que não tinha, a socialização, a interação.

A transmissão do período pré-escolar da infância para o estágio subsequente do desenvolvimento da vida psíquica ocorre em conexão com a presença da criança na escola”

(Leontiv apud Vygostky, 2001. p. 61

A transmissão do período pré-escolar da infância para o estágio subsequente do desenvolvimento da vida psíquica ocorre em conexão com a presença da criança na escola”

“É na relação com o outro que a criança vai se apropriando das significações socialmente construídas. Desse modo, é o grupo social que, por meio da linguagem e das significações, possibilita o acesso a formas culturais de perceber e estruturar a realidade”

FONTANA, R. Cruz.N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. p.61

Conjunto de processos psicológicos (cognitivos, emocionais, motivacionais e comportamentais) que permitem que as pessoas adquiram (ou aprendam) algo de novo”.

Joaquim Luís Coimbra, et. Al. – Psicologia, 2002

• “A aprendizagem é assim algo mais do que uma “coisa” que se pode descrever e observar: é essencialmente um processo cognitivo”.

Jorge Pinto, Psicologia da aprendizagem – Concepções, Teorias e Processos, 1999

• O que nos diz o senso comum

• 1ª IDEIA APRENDIZAGEM: prestar atenção aos saberes do formador, que estão num livro ou que alguém executa.

• 2ª IDEIA APRENDIZAGEM: será apenas um processo cumulativo.

• 3ª IDEIA APRENDIZAGEM: aquisição de conhecimentos como se fosse uma coleção.

• Dois indivíduos submetidos ao mesmo “processo” de formação podem desenvolver competências diferentes do mesmo modo que dois espectadores de um acidente rodoviário têm diferentes opiniões sobre o hipotético culpado.

Como se pode perceber, então, estas diferenças pessoais perante um mesmo acontecimento ou processo?

Não somos receptores passivos do conhecimento, somos processadores activos da informação que descodificamos, processamos e recodificamos em termos pessoais, ficando na memória.

A aprendizagem é realizada em função das leituras de cada um e das suas experiências.

SUCESSO ESCOLAR

O êxito escolar

É um fato imaginário, que depende das características e idade da criança, da estrutura e dinâmica familiar, da escola, do meio social, da época e do local onde tudo isso acontece.

Para Vygostky

“A aprendizagem e o desenvolvimento caminham juntos desde o primeiro dia da vida da criança e que o primeiro – o aprendizado- suscita e impulsiona o segundo- o desenvolvimento”.

(1997 apud Fontana p. 63)

Fracasso - Refere-se ao estado ou condição de não atingir um objetivo desejado ou pretendido. Pode ser visto como o oposto de sucesso.

O que fazer diante...do fracasso escolar?

• O fracasso na aprendizagem atinge o individuo, a sua família e o meio social já que o conhecimento significa poder na nossa cultura.

Os problemas de aprendizagem são construídos na trama da organização familiar e social que lhe outorga significações

O fracasso escolar acontece pela falta de conhecimento, pelo menos em seus aspectos fundamentais, da realidade social na qual se enquadrou uma determinada versão sobre as diferenças de rendimento escolar existentes entre crianças de diferentes origens” (Patto, 1990

SUCESSO ESCOLAR

Para todas as crianças o sucesso escolar é importantíssimo, já que seu desempenho como pessoa está vinculado em grande parte à sua atuação como aluno

Distúrbios de Aprendizagem

Collares e Moysés (1992) analisaram o conceito de distúrbios de aprendizagem do ponto de vista etimológico e a partir do conceito proposto pelo National Joint Comittee for Learning Disabilities (Comitê Nacional de Dificuldades de Aprendizagem), Estados Unidos da América.

Etimologicamente, a palavra distúrbio compõem-se do radical turbare e do prefixo dis. O radical turbare significa “alteração violenta na ordem natural” e pode ser identificado também nas palavras turvo, turbilhão, perturbar e conturbar. O prefixo dis tem como significado “alteração com sentido anormal, patológico” e possui valor negativo.

Segundo as autoras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com