TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitual e-commerce

Projeto de pesquisa: Conceitual e-commerce. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 11

1. Apresentação

Na nova economia, muitas empresas para continuarem competitivas estão sendo forçadas a estudar, desde agora, modelos de negócio que possuam afinidade e estejam vocacionados à era eletrônica. Nesse sentido, processos de venda via comércio digital têm despertado, em um compasso simultâneo, interesse e receio nos planos de muitos gerentes e diretores de tradicionais corporações.

A rapidez das operações, a simplicidade de implantação, os produtos chegando a lugares nunca antes navegados e os pagamentos dos clientes às empresas e das empresas aos fornecedores são elementos tentadores, que além de possibilitarem aumento de margem, preparam as empresas para receberem os gostos e preferências do consumidor de um futuro não mais tão distante (PAYÃO, 2007).

A chave para que a empresa seja capaz de evoluir, competir neste mundo conectado, é a transformação de seus fundamentos. Para tanto ela precisa diferenciar de maneira clara dois processos que ainda são frequentemente confundidos: e-commerce e e-business, (bem como sua importância, aplicações e tendências).

2. Definição:

Os termos e-commerce e e-business podem ser conceituados quanto à semântica e quanto ao seu desenvolvimento histórico.

2.1 Definição Semântica:

E-commerce significa comércio eletrônico ou comércio virtual. São transações comerciais feitas especialmente através de um equipamento eletrônico. Seus fundamentos estão “baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos” (WIKIPÉDIA, Comércio Eletrônico, 2011).

Conceitua-se e-commerce como:

[...] o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações (B2B) ou entre estas e indivíduos (B2C), ou entre indivíduos (C2C), permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento eletrônicos (WIKIPÉDIA, Comércio Eletrônico, 2011).

E-business significa negócio eletrônico. É uma negociação feita eletronicamente, mas que não envolve necessariamente uma transação comercial. Abrange mais que apenas o e-commerce e identifica os negócios efetuados por meios eletrônicos no sentido mais amplo da palavra negócio, “desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre o macroambiente, pesquisa de mercados, etc” (WIKIPÉDIA, Comércio Eletrônico, 2011).

O e-business pode ser conceituado como sistemas de informação eletrônicos que auxiliam os processos de negócio. Estes sistemas podem ser desde B2C e B2B até CRM, Supply Chain Management (SCM) e gerenciadores de conteúdo.

Quanto aos agentes envolvidos pode ser classificado da seguinte forma:

B2C - business-to-consumer, focando o relacionamento entre empresas e seus clientes finais;

C2C - consumer-to-consumer, ligando pessoas físicas interessadas em realizar transações;

B2B - business-to-business, envolvendo a compra e venda de produtos e serviços pelas empresas;

B2G - business-to-governement, ligando empresas com os governos;

A principal diferença entre as atividades de e-commerce e e-business é que um gerente de e-commerce tem em seu trabalho a atividade de vendas já o gerente de e-business não é responsável pelas vendas, e sim pelas negociações da empresa por meios eletrônicos.

2.2 Definição Histórica:

No uso da internet é comum o usuário se deparar com vários termos exclusivos, a maioria deles com o “e” no começo: e-commerce, e-business, e-mail, etc. Este “e” vem de eletrônico (electronic), utilizado em palavras chamadas de “buzzwords” (rótulos dados a atividades no mundo dos negócios na internet). Além da origem da internet (Estados Unidos), outro motivo para o uso de expressões em inglês é a globalização.

Imagine um produto que será negociado na Internet e que será exposto em todo o mundo. Com certeza o potencial de transações entre diversos países fica muito mais fácil com a padronização de alguns termos, principalmente os mais utilizados como é o caso de e-commerce e e-business (ECOMMERCEORG).

Houve mudança e desenvolvimento do significado de e-commerce nos últimos 30 anos. A princípio, comércio eletronico significava a facilitação de transações comerciais eletrônicas, usando tecnologias como “Eletronic Data Interchange” (EDI) e “Eletronic Funds Transfer” (EFT). Introduzidas no final dos anos 70, permitiam que empresas enviassem documentos comerciais como ordem de compras e contas eletronicamente.

No final dos anos 80 consideravam formas de e-commerce o uso de cartões de créditos, caixas eletrônicos eserviços de atendimento ao cliente. Somente cinco anos após a popularização da internet (1994) os protocolos de segurança e a tecnologia DSL foram introduzidos, permitindo uma conexão contínua com a Internet. No final de 2000,

[...] várias empresas americanas e européias ofereceram seus serviços através da World Wide Web. Desde então, as pessoas começaram a associar à expressão ‘comércio eletrônico’ com a habilidade de adquirir facilidades através da Internet usando protocolos de segurança e serviços de pagamento eletrônico. No Brasil, o comércio eletrônico B2C surgiu em 1995, logo depois da internet comercial (WIKIPÉDIA, Comércio Eletrônico, 2011).

O aumento no número de comercializações online sempre esteve diretamente relacionado ao crescimento das velocidades de conexão. Quanto maior a velocidade, maior a chance das pessoas comprarem pela internet, “uma vez que a experiência de navegação fica mais agradável, mantendo as pessoas navegando por mais tempo e por mais páginas” (WIKIPÉDIA, Comércio Eletrônico, 2011).

O termo e-business foi popularizado pela IBM em 1997, em uma campanha criada pela Ogilvy & Mather. Ela “associou o termo a novas oportunidades em negócios altamente conectados, ligando o termo diretamente a internet” (BATTISTI, 2011).

Cronologicamente pode-se dividir a história do comercio e negócios eletrônicos em três fases:

1ª Fase (1993-1997) Presença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com