TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos

Artigo: Conflitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Pessoas e conflitos:

Conforme estudo de Ratner (1995) a respeito da psicologia sócio-histórica formulada por Vygotsky (1995), pessoas carregam consigo valores que vão se consolidando durante as fases da vida e que representam a absorção do meio em que vivem somados às suas características naturais e biológicas. Estes valores, também denominados modelos mentais, freqüentemente afetam a compreensão do indivíduo sobre as coisas que o cercam, fazendo com que as pessoas transformem os mesmos dados em diferentes informações. A proteção destes modelos mentais e sua existência subconsciente podem gerar um pré-conceito das pessoas sobre os dados a que são submetidas e, impedir que elas reavaliem seu modo de pensar, fazendo-as incapazes de processarem novas idéias.Assim sendo, os novos conhecimentos adquiridos pelas pessoas não chegam a ser colocados em prática porque conflitam com imagens internas profundamente enraizadas sobre o meio que as cercam, as limitando a formas bem conhecidas de pensar e agir (Senge, 1990). Fato pelo qual os modelos mentais são os principais responsáveis pelos conflitos

Pode-se dizer, portanto, que o conflito é uma característica inerente do ser humano. E o conhecimento da existência dos modelos mentais, fruto do meio em que o indivíduo está inserido e de suas experiências individuais, pode fazer com que o indivíduo esteja aberto para receber novas informações e transformá-las em novos conhecimentos. Quando se percebe o fator psicológico existente nos conflitos, fica mais fácil desenvolver a habilidade de identificá-los e tratá-los.

Conceito de gerenciamento de conflitos:

O gerenciamento de conflitos pode ser definido como a capacidade de se antever a tensões, identificando as fontes e impedindo o crescimento de desacordos, encontrando soluções satisfatórias para todas as partes envolvidas.

Conflitos em projetos:

“Conflito é um processo que se inicia com um desacordo, com uma frustração de interesses, ou atrito criado por diferenças entre pessoas ou grupos.” (Alves & Moreschi, 2006). Conflitos são inevitáveis no ambiente de projetos, inclusive corporativos, uma vez que pessoas com bagagens e habilidades diferentes, tomam decisões e buscam alcançar os objetivos do projeto de maneira diferente. Além de possuírem diversas expectativas, emoções e pensamentos incompatíveis, somadas à dinâmica de constante mudança dos projetos (Verma, 1996).

De acordo com Verma (1996), os conflitos podem ocorrer, no projeto, em quatro níveis diferentes: intrapessoal, interpessoal, dentro do grupo e entre grupos. Verma (1996) afirma que o conflito intrapessoal decorre de expectativas intrapessoais e profissionais não atendidas. O conflito interpessoal, para Verma (1996), é freqüentemente causado por diferenças em personalidades, estilos, habilidades de comunicação, ou ambições pessoais divergentes. Conflito dentro do grupo refere-se a um conflito, segundo Verma (1996), pode ocorrer em um ambiente de união, quando o que uma pessoa deseja fazer, é contra o que dita a norma do grupo. Conflito entre grupos, segundo Verma (1996), ocorre quando uma equipe ou grupo compete com outro e, normalmente é causado por atritos interpessoais entre os membros do grupo ou entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com