TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecedo o Individuo

Por:   •  7/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Logística

Unidade de Ensino: Faculdade de Tecnologia Anhanguera

Nome

Wesley Gomes de Oliveira

RA

1565240088

Atividade de Autodesenvolvimento

Tema 3: Pensando sobre o Indivíduo


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Logística

Unidade de Ensino: Faculdade de Tecnologia Anhanguera

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

[pic 5]

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos discutir o perfil profissional da empresa Petrobras, e os impactos que podem surgir quando um profissional trabalha em uma corporação cujas crenças e valores são destoantes de seus próprios. A vida em sociedade e a continuidade de um grupo sem um mínimo de estrutura ética, ou seja, de valores, princípios, limites e respeito às pessoas não existe.

As empresas que são éticas estão buscando sempre valorizar a competência humana, todavia não basta somente ser reconhecida pela sua marca ou serviços prestados, mas também por seus valores e comprometimento com eles diante a sociedade e esse comportamento que dará a eles uma identidade que será bem vista na sociedade atual.

Assim sabemos que, a ética é movida por atitude e ações corretas na vida do ser humano perante a sociedade.

TABELA COM PERFIL DESTOANTE DE PROFISSIONAL

Crenças e valores da empresa

Crenças e valores do profissional que sejam destoantes das crenças e dos valores da empresa

Sustentabilidade

Integração

Comprometimento com os resultados

Disponibilidade para Mudanças

Espirito Empreendedor

Transparência

Respeito a Vida

Respeito ás Adversidades

2.        JUSTIFICAR POR QUE A ESCOLHA DESSE CONJUNTO DE CRENÇAS E VALORES NÃO É ALINHADA À CORPORAÇÃO EM QUESTÃO

Com base nos valores da organização é possível traçar de forma assertiva o perfil contrário a esses valores, mas para dar continuidade a esta análise é necessário abordar os recentes problemas que a Petrobrás tem enfrentado em todo o cenário mundial.

Onde suas crenças e valores têm sido contestados, com os desvios de conduta e caráter da alta direção. Ponderando de forma fria, a Petrobrás, hoje, não seguiu seu código de ética e por isso tem-se falado tanto em corrupção ativa com participação de grandes nomes da política brasileira.

3. EXPOR POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES ÉTICAS DO PROFISSIONAL QUE APRESENTA AS CRENÇAS E OS VALORES NÃO ALINHADOS AOS DA EMPRESA

Um dos exemplos que podemos citar, é que o ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa era investigado pelo Ministério Público Federal por supostas irregularidades na compra pela Petrobrás de refinaria, de pesadona no Texas, em 2006. Em depoimento o ex-diretor afirmou que havia um esquema de propina em obra da estatal, por parte de empreiteiras e que o dinheiro abastecia o caixa de alguns partidos.

4. EXPOR POSSÍVEIS IMPACTOS NOS RESULTADOS DA EMPRESA QUANDO SEU COLABORADOR NÃO COMPARTILHA DAS MESMAS CRENÇAS E VALORES

Nas organizações e que define seus valores são suas crenças, objetivos, aquilo que a organização acredita e preza. A razão possibilita para as pessoas dentro da organização, observar determinadas situações que possam ocorrer ou já estão ocorrendo, e diante delas, ponderar, compreender, julgar. Quando os membros acabam se perdendo diante do quesito ético, moral e disseminam para os outros se torna um problema onde os “controladores” da organização precisam tomar medidas para reverter a situação.

5. EXPOR POSSÍVEIS IMPACTOS NA PERFORMANCE DO COLABORADOR QUANDO ELE NÃO COMPARTILHA DAS MESMAS CRENÇAS E VALORES DA EMPRESA.

Quando o colaborador não compartilha dos mesmos valores e crenças da empresa ele não entenderá qual é o objetivo da empresa no mercado, e assim o colaborador “não vestira a camisa da empresa”, deixará de produzir e não vai procurar meios para melhorar a situação, podendo prejudicar muitas vezes até a imagem da empresa dependendo do ato, ele terá dificuldade em trabalhar em equipe, dificuldade de relacionamento interpessoal, não terá planejamento, não cumprira o s prazos, e não terá desenvolvimento no serviço, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (346.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com