TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo Um Empresa

Casos: Conhecendo Um Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

IPATINGA

2013

CONHECENDO A EMPRESA

MASSAS DONA BIA

Trabalho do curso de Administração de Empresas semestre 2013 apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia; Metodos Quantitativo; Ética Politica e Sociedade; Seminário.

Orientadores: Regina Malassise, Marcelo Viegas, Wilson Sanches, Marcia Bastos, Henry Nonaka.

IPATINGA

2013

1 - INTRODUÇÃO 

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de campo sobre uma Empresa de indústria e comércio varejista em nossa cidade Ipatinga/MG, e tem por objetivo contemplar os desafios propostos pelos professores, e relacionar tais desafios com a teoria, ou seja, com

São objetivos desse trabalho os estudos referentes à macroeconomia que enfoca na economia como um todo, e a microeconomia que estuda sobre a formação de preços, observando as escolhas feitas pelos agentes e pelos consumidores, com assuntos que causam instabilidades econômicas, tais como: inflação, taxas de juros, e a taxa de câmbio; apresenta também métodos de pesquisas quantitativos realizado por gestores, traçando assim metodologias empresariais; aborda sobre a ética no meio administrativo e suas vantagens estratégicas. 

A metodologia usada foi à pesquisa na internet enriquecida com reportagens sobre alguns assuntos abordados, expondo também a minha opinião, e com conhecimentos adquiridos com estudo e leituras sobre os temas referidos. 

2. Primeiro Desafio: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 

O grupo em pesquisa de campo a empresa Massas Mendonça Ind. e Com LTDA, fabricante e distribuidora dos produtos Dona Bia em geral, situada nesta cidade de Ipatinga/MG, oferece os melhores produtos a clientes. Foi feita uma entrevista com proprietário administrador, que apresentando ao mesmo os quesitos previamente formulados com a colhida das respostas às quais seguem abaixo: 

O maior numero de clientes da empresa possuem registro de CNPJ, são distribuidores(compram o produto pra revender) e os supermercados

A faixa etária de renda dos clientes pessoas física é de acima de dois salários mínimos, sendo a maioria do sexo masculino 80%, grau de escolaridade ensino médio, média de idade de 40 a 60 anos. 

A preferencia por cada produto varia de acordo com região, não existe uma preferencia única por um produto

A inflação interfere no reajuste dos preços, porque alguns produtos são importados, como por exemplo, a principal matéria prima que é a farinha de trigo. 

Os reajustes são repassados aos clientes sempre com um prazo mínimo de 20 dias de antecedencia, para que possam repassar aos seus clientes sem que de algum reflexo negativo, dando margem pra concorrência. Essa tabela é uma pesquisa de preços feita nos concorrentes, analisando não só os preços, mas também a marca e a quantidade dos produtos adquiridos, realizando assim uma jogada para saber quanto aumentará o valor do produto da sua empresa, às vezes o aumento da matéria prima é maior que o percentual que pode aumentar no produto final 

As formas e prazos de pagamentos de fornecedores utilizados pela empresa é praticamente todos pagos através de boletos, uma cotação com pelo menos 4 fornecedores e feita a cada compra.

Existem outros concorrentes de marcas alternativas e com preços menores. A concorrência trabalha fortemente com preços mais competitivos e ações de marketing em eventos. Apesar de terem qualidade inferior acabam atrapalhando o mercado

3 - Segundo desafio – MÉTODOS QUANTITATIVOS 

Na pesquisa realizada com o administrador e também empresário responsável, as ferramentas estatísticas mais utilizadas na análise de dados de sua empresa são as Medidas Descritivas e Técnicas de Amostragem Probabilística. 

2.1 Medidas Descritivas 

Medidas Descritiva ou Estatística Descritiva e a informação advinda dos dados colhidos em uma pesquisa, que no sentido mais restrito, o termo Estatístico é usado para designar os próprios dados ou números deles derivados. Mas em primeira instancia, para chegar à direção à informação, é preciso organizar os dados, em conformidade com a população e/ou com a amostra em estudo. 

2.2 Técnicas de Amostragem Probabilística 

A característica principal da amostragem probabilística é o fato de evolver o acaso, e a probabilidade de seleção de um elemento é conhecida, diferente de zero e permite inferência. 

A fidelidade à amostra é garantida, sem a interferência no processo de seleção dos elementos. 

O uso de funções randômicas com planilhas eletrônicas, utilizadas como meio que permita a manutenção dessa característica, selecionando o processo de forma aleatória e garantindo o envolvimento do acaso. 

Lembrando que, o administrador da referida empresa pesquisada, para facilitar a rotina diária e a apuração de resultados, o mesmo conta com uma ferramenta muito importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com