TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo do conhecimento

Seminário: Mundo do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

Conhecimento de mundo: conjunto de informações que temos em nossa mente, que é construído à medida que vivemos, tomando contato com o mundo que nos cerca e uma série de fatos. Esse conhecimento vai sendo armazenado em nossa memória, configurando-se em uma espécie de dicionário enciclopédico do mundo e da cultura arquivado na memória, organizado em blocos - os conceitos e modelos cognitivos globais - que são as estruturas cognitivas que organizam nosso conhecimento convencional de mundo em conjuntos bem interligados.

Conhecimento linguístico: Diz respeito ao conhecimento gramatical, lexical e semântico de uma língua. Por meio dele, podemos compreender a organização do material linguístico na superfície textual, tais como os mecanismos de coesão (referenciação e sequenciação textual), a seleção lexical adequada ao tema, a atribuição de sentido adequada à determinada palavra ou expressão, dentro de um certo contexto etc.

Conhecimento interacional: Refere-se às formas de interação por meio da linguagem, seja na produção ou na recepção de textos. Permite ao leitor ou ouvinte reconhecer os objetivos ou propósitos pretendidos pelo produtor de um texto, identificar as características dos tipos textuais e diferentes gêneros, adequar sua linguagem ao interlocutor e à situação etc.

Contexto: Conjunto material e linguístico ou entorno textual do qual fazem parte determinadas palavras, frases, orações ou parágrafos em análise.

Contexto histórico: relaciona-se ao conjunto de fatos/acontecimentos e ideologias a estes relacionadas de momentos específicos da história, seja de uma comunidade, grupo, país etc.

Contexto situacional: formado pelas informações extra-textuais que, de alguma forma, contribuem para ou determinam a construção do sentido de um texto, tais como a própria situação (onde, quando), os interlocutores que dela fazem parte (e as posições ideológicas destes) etc. Em suma, é um conjunto de suposições, baseadas nos saberes dos interlocutores, mobilizadas para a interpretação de um texto.

Inferências: estratégias cognitivas realizadas no momento da leitura (e em outras situações), que permitem estabelecer a ponte entre o material linguístico presente na superfície textual e os conhecimentos prévios e/ou partilhados dos parceiros da comunicação. Isto é, elas permitem gerar informação semântica nova a partir daquela já dada, em determinado contexto.

Pluralidade de leituras: diz respeito aos diferentes sentidos atribuídos a um mesmo texto no momento da leitura, a depender dos conhecimentos, experiências, valores e crenças do leitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com