TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento prático de gestão financeira e orçamentária

Projeto de pesquisa: Conhecimento prático de gestão financeira e orçamentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.850 Palavras (28 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 28

1 INTRODUÇÃO

O conhecimento prático da administração financeira e orçamentária é de fundamental importância na gestão das empresas. De forma que é imprescindível termos um conhecimento aprofundado desta matéria tão importante, para facilitar nosso entendimento, a fim de podermos como administradores tomar a decisão mais apropriada para organização e assim aumentar seu lucro e manter sua perpetuidade.

Sendo assim neste trabalho abordaremos como analisar riscos, os impactos da desvalorização da moeda em relação às taxas de inflação, também a analise de investimentos. Em especial a análise de investimentos, potencializando principalmente o conhecimento elaborar o controle administrativo financeiro de uma empresa. Abordaremos os conceitos da administração financeira e orçamentária, como escolher os investimentos em projetos industriais ou mercado financeiro, sempre buscando os melhores resultados. A relação entre o risco e o retorno, como avaliar valor de um ativo, como executar uma análise de orçamento de capital por meio da comparação orçamentária entre projetos, e com base nesta análise, podermos selecionar o projeto com o máximo de retorno e com o menor risco de prejuízo.

2 A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada a Economia e a Contabilidade. Sendo um dos fatores mais importantes dentro de uma empresa, pois para micro e pequenas empresas é difícil à elaboração por falta de planejamento. Tem como o principal objetivo para as empresas o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros.

É uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

Uma das funções principais de uma administração financeira é a parte do fluxo de caixa que cuida diretamente do dinheiro relacionado às entradas e saídas de caixa, neste sentido para realização de tais atividades é literalmente necessário ter o conhecimento da administração de caixa e de onde está diretamente ligada ao ciclo operacional.

As atividades relacionadas à área financeira Operacional trabalham de acordo com o ramo de atividades da empresa, e visa proporcionar através de operações viáveis um retorno desejado pelos acionistas, elas refletem o que acontece na Demonstração de Resultado do Exercício. As decisões de investimentos do administrador financeiro determinam a combinação e o tipo de ativos constantes do balanço patrimonial da empresa. Essa atividade diz respeito ao ativo da empresa. A combinação refere-se ao total de recursos aplicados em ativos circulantes e em ativos permanentes. Estabelecidas essas metas, o administrador financeiro deve fixar e procurar manter alguns níveis de qualidade para cada tipo de ativo circulante. Deve também decidir quais são os melhores ativos permanentes a adquirir, e saber quando os ativos existentes precisam ser modificados, substituídos ou liquidados. E os Investimentos são executados em decorrência das aplicações de recursos. E estes costumam ser classificadas no Balanço Patrimonial, na conta Investimentos. Por exemplo, a compra de máquinas e equipamentos e aplicações financeiras de curto e longo prazo.

As atividades de Financiamentos refletem as decisões tomadas diante das atividades operacionais e de investimentos. As contas de financiamento costumam ser classificadas no passivo financeiro (circulante ou ELP) e no Patrimônio Líquido.

Contudo, os contadores admitem a extrema importância do Fluxo de Caixa, assim como o administrador financeiro se utiliza do Regime de Competência, mas cada um tem suas especificidades e maneira de transpassar ou descrever a situação da empresa, sem menosprezar a importância de cada atividade já que, uma depende da outra, no que diz respeito à circulação de dados e informações necessárias para o exercício de cada uma.

As atividades de Política Cambial tem como instrumento da política de relações comerciais e financeiras entre um país e o conjunto dos demais países, está fundamentalmente baseada na administração da taxa de câmbio e no controle das operações cambiais. A atuação do Governo sobre essa taxa, com mecanismos que podem valorizá-la ou desvalorizá-la, afeta diretamente as exportações, importações e o movimento internacional de câmbio financeiro.

A política cambial deve ser cuidadosamente administrada no que tange ao seu impacto sobre a política monetária. O desempenho muito forte nas exportações gera um efeito monetário pelo ingresso de divisas, a conversão da moeda estrangeira para reais implica na expansão da emissão de moeda que é fato gerador de inflação. A oferta monetária via câmbio, por exportações ou por captações externas, prejudica o controle dos juros aumentando o custo do governo, que se obriga a aumentar a dívida pública mobiliária para enxugar a moeda que entra em circulação. A remuneração dos dólares em reservas internacionais é menor do que remuneração paga internamente nos títulos federais. Uma boa política cambial deve permitir um elevado fluxo de moedas com o exterior nos dois sentidos.

Estes contextos econômicos modernos de concorrência de mercado exigem das empresas maior eficiência na gestão financeira de seus recursos, não cabendo indecisões e improvisações sobre o que fazer com eles. Sabidamente, uma boa gestão de recursos financeiros reduz substancialmente a necessidade de capital de giro, proporcionando maiores lucros com a redução das despesas financeiras. Se os fluxos de caixa são otimizados, obtém-se maior segurança na utilização do capital de giro. Essa é e deve ser a preocupação constante das empresas, pois os custos financeiros podem absorver valores significativos da sua receita operacional. A preocupação com o fluxo de caixa não deve ser exclusiva das grandes empresas; uma instituição religiosa, empresa estatal, empresa privada, comercial, industrial ou de serviços também necessitam de um fluxo bem gerenciado com a finalidade de atingir os seus objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com