TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos Bancários

Monografias: Conhecimentos Bancários. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  4.472 Palavras (18 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 18

QUESTÕES CONCURSO BRB – CESPE

GABARITADAS

PROF ADRIANO FUZARO

1 - ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Técnico Bancário / Conhecimentos Bancários / Fraudes; )

As instituições financeiras bancárias estão adotando medidas importantes para aumentar a segurança de seus bancos de dados

e aprimorar o marketing de relacionamento. Entre estas, exigem se dos clientes documentos de identificação pessoal, senhas,

assinaturas eletrônicas e outros cuidados. Acerca desses mecanismos e de sua segurança, julgue os itens subseqüentes.

As senhas e as assinaturas eletrônicas, na medida do possível, devem corresponder a dados pessoais referentes ao próprio cliente ou a seus familiares, como data de aniversário, número de telefone, parte do CPF, para não se correr risco de esquecimento.

• ( ) Certo ( ) Errado

2 - ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Técnico Bancário / Conhecimentos Bancários / Abertura de Conta; )

Quando a iniciativa do encerramento de conta-corrente for do próprio cliente, para sua segurança, ele deve ser orientado a entregar ao banco correspondência em que solicita o encerramento de sua conta, a verificar se todos os cheques emitidos foram compensados e a entregar ao banco os cheques ainda em seu poder.

• ( ) Certo ( ) Errado

3 - ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Técnico Bancário / Conhecimentos Bancários / SPB; )

No Brasil, foi implantado o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), com a função de, entre outras, dar mais agilidade e segurança às transações bancárias. Com o SPB, os recursos ficam disponíveis no dia da transferência, e há redução do risco de crédito nos pagamentos, que são irreversíveis, ou seja, não podem ser sustados ou devolvidos por falta de fundos, como pode ocorrer com os cheques.

• ( ) Certo ( ) Errado

4 -( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Técnico Bancário / Conhecimentos Bancários / BACEN; )

As instituições financeiras e as demais instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN devem classificar as operações de crédito em ordem crescente de risco.

• ( ) Certo ( ) Errado

5 - ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Técnico Bancário / Conhecimentos Bancários / Conselho Monetário Nacional; )

Para dar maior segurança ao sistema financeiro, o CMN criou a Central de Risco de Crédito (CRC), gerida pelo BACEN, com a função de facilitar a troca de informações entre as instituições financeiras. Hoje, é obrigatória a identificação dos clientes, com a inclusão do nome da pessoa física ou da pessoa jurídica na CRC, toda vez que operarem com somas iguais ou superiores a R$ 5.000,00.

• ( ) Certo ( ) Errado

6 - ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Técnico Bancário / Conhecimentos Bancários / BACEN; )

Com a globalização e a evolução da tecnologia, aumentaram as tentativas de fraudes contra o sistema financeiro. Os bancos têm

trabalhado incessantemente na tentativa de barrar os hackers e os estelionatários. Diante dessa realidade, julgue os itens seguintes.

O BACEN criou o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF). Dessa forma, pode-se obstar que clientes estelionatários continuem emitindo cheques sem fundos. Os motivos que geram a inclusão automática do correntista no CCF são a prática espúria, a emissão de cheque de conta encerrada e a devolução de dois cheques sem a devida provisão de fundos.

• ( ) Certo ( ) Errado

7 - ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Técnico Bancário / Conhecimentos Bancários / Fraudes; )

Como uma das formas de barrar as fraudes financeiras, entre as competências do Conselho Monetário Nacional (CMN), está a determinação de percentagem máxima dos recursos que as instituições financeiras poderão emprestar a um mesmo cliente ou grupo de empresas.

• ( ) Certo ( ) Errado

GABARITO

1 - E 2 - C 3 - C 4 - C 5 - C 6 - E 7 – C

11 - ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Técnico Bancário / Conhecimentos Bancários / Fraudes; )

Com a globalização e a evolução da tecnologia, aumentaram as tentativas de fraudes contra o sistema financeiro. Os bancos têm

trabalhado incessantemente na tentativa de barrar os hackers e os estelionatários. Diante dessa realidade, julgue os itens seguintes.

O ato de frustrar desmotivadamente o pagamento de um cheque emitido também é considerado uma fraude no pagamento por meio de cheque.

• ( ) Certo ( ) Errado

12 - ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Técnico Bancário / Conhecimentos Bancários / Fraudes; )

Estelionato é o ato de se obter vantagem ilícita, desde que para si, em prejuízo alheio, induzindo-se ou mantendo-se alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.

• ( ) Certo ( ) Errado

13 - ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Técnico Bancário / Conhecimentos Bancários / Fraudes; )

Nas operações de desconto bancário, alguns fraudadores, no ímpeto de obter dinheiro facilmente, emitem duplicata que não corresponde à mercadoria realmente vendida. Essa espécie de fraude é conhecida como duplicata simulada.

• ( ) Certo ( ) Errado

14 - ( Prova: CESPE - 2004 - BANESE - Técnico Bancário / Conhecimentos Bancários / Cheque; )

Um cheque nominativo do Banco Alfa, agência da cidade de nome Têmis, foi emitido pelo titular da conta, João de Sousa,

em favor de Pedro da Silva. Este último endossou em branco o mesmo cheque e o entregou (pela simples tradição) a Antônio

Pereira. O cheque não continha o local de emissão expresso no campo próprio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com