TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos Geral dos Helicópteros Curso: Ciências Aeronáuticas

Por:   •  1/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade de Aprendizagem: Conhecimentos Geral dos Helicópteros Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Valmir Lemos

Aluno:

Data: 19/06/2020

Orientações:

▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.

▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1a questão: De acordo com o previsto nas normas da ICAO (Internacional Civil Aviation Organization), quais são os fatores considerados contribuintes para a ocorrência de um acidente aeronáutico? Qual dentre os fatores é considerado o mais complexo? Por que? (3 ptos)

R: Até 2007 existiam três fatores contribuintes para a ocorrência de um acidente, sendo o fator humano, operacional e o fator material, mas depois de muita análise, em 2008, o CENIPA adotou a definição da ICAO, considerando apenas dois fatores, humano e material e o fator operacional foi absorvido pelo fator humano.

O fator humano é o fator mais complexo pois engloba outros fatores do complexo biológico do individuo, por exemplo o aspecto médico que é a área que envolve conhecimentos médicos e fisiológicos para constatar a presença de variáveis e a forma da participação desses fatores nos eventos. Há também o aspecto psicológico que é a participação de variáveis que envolvem o psicológico do individuo, psicossociais ou

organizacionais no desempenho da pessoa e por fim há o aspecto operacional que analisa o desempenho humano nas atividades diretamente relacionadas ao voo.

Além do fator humano, há também o fator material que se refere a aeronave em si, envolvendo seus componentes, equipamentos e sistemas de tecnologias da informação no controle do espaço aéreo, projeto, fabricação e etc. Porém esse fator é bem pouco provável que contribua para a ocorrência de acidentes visto que há a manutenção preventiva dos componentes do avião, mas quando há uma deficiência nessa manutenção pode comprometer a operação e isso comprometeria a interrupção da sequência de eventos que contribuem para um acidente aeronáutico por isso as equipes de solo também estão comprometidas com a segurança de voo.

2a questão: A versatilidade do helicóptero é um grande diferencial e, ao mesmo tempo, um fator de risco. Para minimizar o risco, um piloto de helicóptero deve estar sempre atento às condições em que realizará o voo.

Enumere, no mínimo, quatro itens importantes a serem observados pelo piloto para a segurança do voo. Justifique a sua resposta. (3 ptos)

R: No gerenciamento de risco deve ser levado em consideração varias fatores desde o mais básico, que seria o nível de consciência do individuo sobre a estimativa do nível de perigo que a operação se envolve até o mais alto nível de analise, utilizando tabelas e o tempo de duração e a sua complexidade e para identifica-los deve levar em consideração a probabilidade de ocorrência, a gravidade dos resultados e a exposição ao perigo e após isso analisar para classificar o nível do risco.

Um piloto deve estar sempre atento a muita coisa ao mesmo tempo, para garantir uma operação segura, ele deve se atentar aos obstáculos do percurso para que não ocorra nenhuma batida fatal como, torres de alta tensão, linha de pipas, arvores antenas. O tipo de solo em que vai operar como terrenos instáveis, irregulares e inclinados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com