TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: O Conhecimento geral como obstáculo ao conhecimento científico

Por:   •  29/11/2017  •  Resenha  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica: O conhecimento geral como obstáculo ao conhecimento científico

Gaston Bachelard critica o conhecimento empírico, em seu livro A Formação do Espirito Científico, mais especificadamente no terceiro capítulo (o conhecimento geral como obstáculo ao conhecimento científico). O conhecimento empírico ou senso comum não passa por nenhuma comprovação científica que possa garantir sua veracidade, é baseado somente em experiências vividas e adquiridas, no dia a dia, na observação de coisas, e é feito através de tentativa e erro.

O autor mostra como esse tipo de conhecimento não é interpretado e organizado de forma racional, sendo muitas vezes superficial, sensitivo e subjetivo, prejudicando assim o progresso do conhecimento científico. No texto o autor questiona grandes filósofos como Bacon e Aristóteles, que usavam a ciência da generalidade para fundamentar teorias sobre determinado assunto, se baseando em um acontecimento isolado.

O conhecimento científico é fundamentado, baseia-se em repetições que apresentam sempre o mesmo resultado, garantindo assim sua autenticidade. Para que esse conhecimento se desenvolva é necessário que alguns impedimentos sejam superados, o principal deles seria o conhecimento empírico, pois, determinar que qualquer generalização sem um estudo mais extenso sobre o assunto se torne conhecimento, vai contra tudo que o conhecimento científico prega.

Sempre ressaltando os estudos precisos feitos no conhecimento científico, o autor exemplifica o conflito dos dois tipos de conhecimento, através de citações de filósofos sobre coagulação do sangue, do leite, do fel e da gordura. Com um texto objetivo, Bachelard aborda esse conflito no intuito de convencer-nos de que o único conhecimento preciso é o científico.

O livro nos faz entender que o conhecimento com falta de precisão, que não é apresentado junto com as condições de seu estudo, não é conhecimento científico. Sendo assim o conhecimento geral é quase um conhecimento vago. É muito importante que o conhecimento científico supere essa tendência de procurar uma via mais fácil para alcançar o aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com