TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequências do Desmatamento: Perspectivas futuras

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CAIO RODRIGO ARAÚJO DE OLIVEIRA

CLAISON CÂNDIDO DE ARAÚJO

LUCAS BENAVIDE

MARCELO REIGUEL

RICARDO DE OLIVEIRA GONÇALVES

CONSEQUÊNCIAS DO DESMATAMENTO: Perspectivas futuras

RELATÓRIO APS

CAMPO MOURÃO

2012

CAIO RODRIGO ARAÚJO DE OLIVEIRA

CLAISON CÂNDIDO DE ARAÚJO

LUCAS BENAVIDE

MARCELO REIGUEL

RICARDO DE OLIVEIRA GONÇALVES

CONSEQUENCIAS DO DESMATAMENTO: Perspectivas futuras

RELATÓRIO APS

Trabalho apresentado à disciplina de Ciências do Ambiente para obtenção de nota parcial para a aprovação na disciplina.

Prof.: Dr. Elton Celton de Oliveira

CAMPO MOURÃO

2012

RESUMO

ARAUJO, Claison C.; BENAVIDE, Lucas; GONÇALVES, Ricardo de O.; OLIVEIRA, Caio R. A. de; REIGUEL, Marcelo; Consequências do desmatamento: Perspectivas futuras. 2012. 15 f. Relatório APS (Curso de Engenharia Civil). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campo Mourão.

O Desmatamento é um grave problema ambiental, e se caracteriza pelo processo de degradação da vegetação nativa, resultado do crescimento das atividades socioeconômicas ocasionadas pelo homem, colocando em risco diversos tipos de vegetação distribuída pelo mundo. Na retirada da floresta é perdida parte do seu ecossistema, sua biodiversidade, resistência do solo a erosão, manutenção de aquíferos, o ciclo climático é prejudicado. A permanência das florestas de maneira nativa mantém o equilíbrio climático, a taxa de absorção de gás carbônico atmosférico, além de possuir uma ampla matéria prima farmacêutica, um ecoturismo relativo, e uma grande reserva de material genético. Apresentando-se assim como um problema de ordem social, cultural e financeira.

Palavras-chave: Consequências do Desmatamento, Florestas Nativas, Perspectivas Futuras.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2 O DESMATAMENTO..............................................................................................04

2.1 POR QUE EVITAR O DESMATAMENTO?..........................................................05

2.2 CONSEQUÊNCIAS DO DESMATAMENTO........................................................07

2.2.1 Prejuízos Ambientais.........................................................................................07

2.2.2 Prejuízos Socioeconômicos..............................................................................10

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

As coberturas vegetais, muitas vezes chamadas de florestas, desempenham um papel importantíssimo na natureza, dos quais, a manutenção de ecossistemas, a proteção do solo, regulação do escoamento das águas superficiais e infiltração, manutenção do equilíbrio climático e da biodiversidade podem ser citadas como imprescindíveis para um meio ambiente saudável.

Este trabalho aborda a problemática do desmatamento das coberturas vegetais originais, passando pelo porque de se evitar o desmatamento às consequências do mesmo, bem como os prejuízos ambientais e prejuízos socioeconômicos que esse tipo de atividade pode causar.

2 O DESMATAMENTO

Os problemas ambientais ocorrem desde quando o homem começou a mudar as características do meio em que vive. No âmbito nacional, ou seja, no Brasil, problemas relacionados à degradação da diversidade biológica ocorrem desde a época da colonização, e se agravou passando pelos diversos ciclos econômicos presentes na história do país, por exemplo, as explorações de pau-brasil, ouro, café, cana, entre outros tipos de vegetação.

A vegetação tem um papel importante na Natureza, devido aos seus muitos benefícios: biodiversidade, compreendendo variedades de espécies vegetais e animais, diferentes para os diversos ecossistemas; protege o solo contra a erosão provocada pelo vento e pela chuva; abastece o solo com matéria orgânica (folhas, frutos), contribuindo para a fertilização do mesmo; produz oxigênio e absorve o gás carbônico; amortece o impacto das águas da chuva sobre o solo e regula o escoamento das águas superficiais e a infiltração, favorecendo a recarga dos aquíferos; produz alimentos para os seres vivos; é fonte de matéria prima para diversas atividades do homem; integra o ciclo hidrológico, contribuindo para manter o equilíbrio climático. (MOTA, 2000, p. 102).

O desmatamento, também chamado de desflorestação, é o processo de degradação da vegetação nativa, ou seja, de desaparecimento de matas, onde um dos principais agentes desse desmatamento é o próprio homem.

No mundo todo ocorre esse processo, e essa destruição acontece cada vez mais intensamente. Hoje são devastados cerca de 170.000 km2 por ano. Isso é resultado do crescimento das atividades produtivas e econômicas, com práticas agropecuárias predatórias, o extrativismo vegetal (principalmente de madeira) e a má gestão dos resíduos urbanos, e ainda pelo aumento da densidade demográfica.

Assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com