TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisitando a História da Educação e Projetando Perspectivas Futuras

Por:   •  19/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

             

Revisitando a História da Educação e Projetando Perspectivas Futuras

O Brasil ao decorrer da história da educação, com diversos manifestos dos grandes educadores da época, tais nomes como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, surgindo por volta da década de 30 para reformar a educação já que o capitalismo estava crescente no Brasil e as mãos de obras sedentas de conhecimentos e especializações.

A criação do Ministério da Educação proporcionou as primeiras escolas secundárias e universidades, deixando claro que o decreto dos educadores da época influenciou através do pensamento que “a formação do homem para todos os grandes setores da atividade nacional”. Trazendo um sistema educacional harmônico tornando moderno e oferecendo uma base para a política. A pedagogia tradicional e pedagogia nova encontrou um equilíbrio e estabilidade com as escolas novas e o ensino religioso.

As Leis De Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), são leis modernas dos decretos e manifestações dos primeiros educadores citados anteriormente que é apresentado nitidamente sua origem. Dentro das diversas leis e pontos parecidos, pode-se ver a obrigatoriedade da educação a partir dos seis anos de idade e gratuitamente. E a criação do Fundo de Desenvolvimento e Pesquisa (FUNDEF) que garante todos os recursos necessários para a implantação do Ensino. Proporcionando uma escola democrática, que era um dos objetivos que era muito esperado e buscado pelos pioneiros.

O aprendizado é uma experiência ao longo da vida e, como diz o ditado, as experiências de vida são frequentemente os melhores professores. Foi Albert Einstein quem disse uma vez: "Eu nunca ensino meus alunos, apenas tento fornecer as condições em que eles podem aprender". Portanto, as condições nas quais a aprendizagem ocorre definitivamente são importantes. À medida que o mundo transita da impressão e distribuição tradicionais de notas e livros de classe, arquivamento físico de documentos para conteúdo digitalizado e bancos de dados centralizados para maior rapidez e conveniência, é importante entender o papel dos professores e da tecnologia nesse ambiente de aprendizado.

É nítido a mudança do modo de educar e proporcionar conhecimento na história brasileira, a necessidade de antes do aluno de decorrer textos e mais textos, regras e mais regras para conseguir aprender, criando um mecanismo de dependência que, só se aprender se decorar ou memorizar o conteúdo lecionado. Na educação contemporânea, o aluno aprende de variáveis maneiras, dentro e fora de sala, com ou sem livros, apostilas e materiais auxiliares. Os alunos sentem e praticam o conteúdo a ser estudado, juntamente com o professor / mentor que concede aulas multidisciplinares.

A educação brasileira ainda tem um caminho longo e desconhecido para conseguir ser valorizado pelos alunos que dia após dia é perdido a essência do querer saber pelas praticidades contemporâneas e rotinas escolares que eles compreendem como perda de tempo. E por muitos professores, que a desmotivação proporcionou comportamentos e atitudes de descaso em lecionar e criando assim, um círculo vicioso de descaso dos alunos e professor, não havendo nada que os impulsionem à frente.

O futuro não está perdido, porque por outro lado, há professores que fazem mudanças diariamente em seu modo de lecionar e cativando alunos que se descobrem sedentos por conhecimento e transformação. Assim, é possível acreditar que a educação pode avançar tanto quanto a tecnologia que progride, com seus altos e baixos, a educação conquistará ainda mais profissionais da educação nada tradicionais e determinados a manifestar e transformar o ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com