TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DOS ADITIVOS NA CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

        UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

NUTRIÇÃO – ANCHIETA

DANIELA COSTA

TRABALHO DE ADITIVOS

SÃO PAULO

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

NUTRIÇÃO – ANCHIETA

DANIELA COSTA

TRABALHO DE ADITIVOS

SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

USO DOS ADITIVOS NA CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS............................5

PRINCIPAIS CLASSES DE ADITIVOS E SUAS FUNÇÕES.................................6

CONCLUSÃO..................................................................................................7

BIBLIOGRAFIA................................................................................................8

INTRODUÇÃO

As classes de aditivos  usados nos alimentos para fins de conservação, odor, cor são os conservantes, acidulantes, emulsificantes, estabilizantes, umectantes, antiumectantes, corantes, edulcorantes, flavorizantes, e adoçantes, aromatizantes, espessantes, geleificantes, sequestrante, espumiferos, e antiespumiferos, agentes de firmeza, reguladores de acidez.

Segundo o órgão responsável pelo uso de aditivos a ANVISA, aditivo é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparo tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento e que seu uso de têm sua liberação ou exclusão liberadas  de acordo com novos conhecimentos e avaliações de sua atividade nos alimentos, representada pela legislação da FAO e organização mundial de saúde, estabelecido por doses mínimas e máximas de aditivos, que garantindo assim uma margem de segurança para seu usado sem representar riscos á saúde dos consumidores.

  1. USO DOS ADITIVOS NA CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS

Os aditivos alimentares são utilizados para conservação, qualidade e melhoramento do sabor entre outros. Até mesmo no passado nossos ancestrais já usavam o sal, ervas para conservação e melhorar o sabor das carnes e peixes. Mas que até hoje com o passar dos tempos vive em constantes mudanças a fim de encontrar novas maneiras do uso de aditivos nos alimentos, a ciência busca novas funções que podem ser usadas de acordo com a necessidade dos alimentos. Se não fossem o uso dos aditivos nos alimentos para nos ajudar e nos dar mais conforto alimentar quanto a segurança no mundo atual em que vivemos, ficaria difícil suprir as necessidades fisiológicas quanto o deterioramento dos alimentos, se caso houvesse nada disso não existiria segurança alimentar a nós consumidores, já que a conservação dos mesmos precisam de conservantes, de aditivos que deixem os alimentos mais sabororos, que modificam a cor, aparência e tudo que de alguma forma ajude o alimento a passar mais credibilidade quanto suas características essenciais de qualidade, valor nutricional e etc. Os aditivos têm origem natural, que são os que se provém direto da matéria prima, e os artificiais que são os provenientes de sua própria produção, feita de maneira artificial, sinteticamente pelo homem, sendo que o uso artificial é bem maior, porque são de valor mais acessível, possuindo melhor qualidade aos olhos dos consumidores.Graças aos aditivos alimentares principalmente os produtos industrializados, os salgadinhos, os enlatados, embalados, fast- food, simplesmente nem surgiriam. Entretanto os aditivos não possuem apenas vantagens, pois para serem liberados para consumo precisam passar por muitas exigências, na qual controla tudo que diz respeito a quantidade de aditivos permitidas pelo órgão responsável de vigilância sanitária, a ANVISA e pela FAO, autorizam essa especificidade necessária para cada alimento,precisam ser estabelecidas previamente pelo órgão federal, da quantidade mínima e máxima do uso de aditivos permitida para cada alimento em especifico. Para se obtiver uma margem de segurança aos consumidores.

Esses aditivos também são classificados em intencional ou incidentais, os intencionais são substância que são adicionadas em qualquer produto alimentício com o intuito de forma proposital são intencionalmente usados nos alimentos, com o intuito de modificar com o uso de agrotóxicos na  área agrícola, afim de combater as pragas, mudando assim as características naturais dos alimentos. E os incidentais são aqueles que não são modificados intencionalmente, mais que aparecem nos alimentos sem nenhum propósito de modificar suas características naturais especificas de cada alimento.

.

Os aditivos são divididos em tipos específicos para cada função, de acordo com a necessidade de cada alimento, são:

[pic 1]

  • Acidulantes
  •  Aromatizantes
  • Antioxidantes
  • Antiumectantes
  • Umectantes
  • Agente de firmeza
  • Antiespumante
  • Espumante
  • Corantes
  • Edulcorantes
  •  Conservantes                            
  •  Espessantes
  • Estabilizantes
  •  Geleificantes
  •  Sequestrantes
  •  Reguladores de acidez
  • Flavorizantes
  • Fermento químico
  • Glaceante

2 .PRINCIPAIS CLASSES DE ADITIVOS E SUAS FUNÇÕES

Aditivo é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparo, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. Segundo definição da ANVISA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com