TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consorcio Modular

Monografias: Consorcio Modular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 2 (Equipe)

Identificar uma organização em que a equipe de trabalho possa desenvolver o desafio proposto. Como sugestão, a organização escolhida pode ser o local de trabalho de um dos integrantes da equipe.

Para orientar esta identificação e análise, descrever:

• nome da empresa, localização, tipo de segmento em que atua, porte, produtos comercializados, público-alvo; nome e cargo do contato da equipe na empresa.

Passo 3 (Equipe)

Levantar, na empresa escolhida, informações sobre o sistema de produção, descrevendo os três elementos básicos: entradas (inputs), saídas (outputs) e as funções de transformação, conforme demonstrado na Figura 1:

Figura 1 – Representação Clássica de Sistema

Fonte: MARTINS e LAUGENI, 2009, p. 11.

Passo 4 (Equipe)

1 Debater em equipe os materiais pesquisados e lidos nos passos anteriores e os dados coletados na empresa escolhida.

2 Elaborar um relatório contendo o levantamento feito no Passo 1, o histórico da empresa, bem como as informações do sistema levantado. Esse material deve contar com no mínimo duas páginas e no máximo cinco páginas, e ser formatado de acordo com o indicado no item Padronização desta ATPS.

ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Localização de Empresas. O Produto.

Esta atividade é importante para que você complemente seus estudos a respeito das localizações de empresas e seus produtos. O propósito desta etapa é abordar os principais conceitos de consórcio modular, bem como os produtos envolvidos no processo.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Administração - 6a Série – Administração da Produção e Operações

Alessa Berretini

Pág. 5 de 8

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Ler os artigos a seguir indicados, que abordam os conceitos sobre Consórcio Modular.

• RESENDE, A. et al. Consórcio Modular: o novo paradigma do modelo de produção. In: XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP, Anais. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B4KJIlejzlLlcG42Zi1wMTdKZ1E>. Acesso em: 28 abr. 2013.

• BUENO, M.; VENDRAMETTO, O.; ALISANCIC, A. O Consórcio Modular como fator de competitividade: um estudo de caso na Volkswagen Resende e São Bernardo do Campo. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGET. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B4KJIlejzlLldS01aWZKVFZfZTQ>. Acesso em: 28 abr. 2013.

Passo 2 (Equipe)

Debater em equipe os tópicos principais dos artigos mencionados no passo anterior.

Passo 3 (Aluno)

Assistir ao vídeo a seguir indicado, sobre o Consórcio Modular da Volkswagen.

• Automotive Business TV. Consórcio Modular Volkswagen. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B4KJIlejzlLlMlg3YlcxYXpOMzQ/edit?pli=1>. Acesso em: 28 abr. 2013.

Passo 4 (Equipe)

Elaborar um relatório contendo os principais conceitos sobre o Consórcio Modular, bem como um resumo dos artigos mencionados no Passo 1 e do vídeo citado no Passo 3, que demonstram um estudo de caso sobre o consórcio modular da Volkswagen. Identificar as estratégias de manufatura da empresa em estudo, fazendo um paralelo com o capítulo sobre o Produto. Esse material deve contar com no mínimo duas páginas e no máximo cinco páginas e ser formatado de acordo com o indicado no item Padronização desta ATPS.

ETAPA 3 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Previsão de Vendas. Administração de Recursos de Materiais. MRP – MRPII. Sistemas Integrados de Gestão – ERP (Enterprise Resource Planning).

Esta atividade é importante para que você compreenda os principais conceitos sobre Previsão de Vendas, Administração de Recursos de Materiais e Sistemas ERP. O propósito desta etapa é colocar os alunos em contato com a teoria e a prática, por meio do levantamento que irão efetuar.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »