TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construa Um Quadro

Monografias: Construa Um Quadro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de geografia

01- Construa um quadro, conforme o modelo e preencha com as informações sobre as principais formações vegetais do Brasil.

Quadro das formações vegetais

Formação vegetal Faixa climática Características Local de ocorrência

Floresta amazônica

Clima equatorial Caracteriza-se pela grande diversidade: um hectare contém mais de trezentas espécies. É uma floresta densa, úmida e latifoliada, isto é, composta por arvores de folhas largas, que proporcionam uma intensa evapotranspiração.

Região amazônica.

Mata atlântica

Clima tropical unido e litorâneo Imensa biodiversidade, a mata atlântica abriga muitas espécies vegetais que também prosperam na floresta amazônica.

Estende-se do rio grande do norte ao rio grande do sul.

Mata dos pinhais

Clima subtropical.

Os pinheiros predominam nesta área, principalmente as coníferas; as arvores são altas, com media de 20 a 30 metros de altura. Sul do Brasil (Paraná, santa Catarina e rio grande do sul).

Cerrado

Tropical Sazonal de inverno seco. Presença e arbustos de árvores dotados de raízes profundas, troncos e galhos retorcidos e recobertos por cascas grossas. Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí.

Caatinga

Semiárido tropical. Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;

presença de cactos e bromélias;

os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação); as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno; Na região do semiárido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí.

Complexo pantanal

Clima tropical. Agrupa varias formações vegetais em seu interior, dentre elas esta a floresta tropical, cerrado e lugares inundáveis. No sul de mato grosso e noroeste de mato do sul

Vegetação litorânea

Clima tropical.

Apresenta grande extensão de manguezais, assim como mata de várzeas de Maris. Toda a zona litorânea, deste a Oiapoque, no Amapá ate laguna, em santa Catarina.

Campo

Clima subtropical e com chuvas regulares São imensas planícies formadas por sucessão de suaves

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com