TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção de Barcos

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.307 Palavras (14 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FACULDADE ITANHAÉM - FAITA

Tecnólogo em logística

A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA PARA MELHORAR OS SERVIÇOS PRESTADOS

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Professor: Claudio

Graduandos:

Davison Ananias Vidoti

Nubia Dias

Jhonnatan Neves

Guilherme Bonfim

Semestres: 2º e 3º

Itanhaém

2017

[pic 2]

A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA PARA MELHORAR OS SERVIÇOS PRESTADOS

Davison Ananias Vidoti

Nubia Dias

Jhonnatan Neves

Guilherme Bonfim

RESUMO

O presente estudo, trata sobre a gestão do conhecimento dentro de uma organização, qual o seu papel, seus benefícios, e como ela se torna útil na melhoria dos serviços prestados pela organização, através da valorização do conhecimento e de cada pessoa envolvida nos processos. A organização usada como base é a Petrobrás.

Palavras chaves: Gestão do Conhecimento, Prestação de serviços, Petrobrás.

INTRODUÇÃO

Há estudos empíricos que comprovam a relação entre praticas da gestão do conhecimento e resultados organizacionais. Por este e outros motivos, o tema foi escolhido para um estudo mais aprofundado. A gestão do conhecimento gerencia e compartilha todo o ativo da empresa, informações contidas em um banco de dados, procedimento, documento, bem como nos colaboradores com suas experiências e habilidades. Este método valoriza o funcionário e não a máquina, dando a devida importância ao conhecimento de cada um. Através do conhecimento explícito (conhecimento baseado em livros, manuais ou dados escritos), o funcionário através de suas experiências diárias e habilidades gera um conhecimento tácito (conhecimento adquirido através da experiência direta, “aprender fazendo”), gerando consequentemente um novo conhecimento explícito (melhor em relação ao anterior) e assim por diante. Através deste processo, o serviço prestado pela empresa estará sempre em evolução. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a empresa Petrobrás, é uma referência em gestão do conhecimento e é considerada em estágio avançado, esse estágio quer dizer que a gestão do conhecimento faz parte das prioridades estratégicas da organização; que a alta e média administração veem o tema com importância; que os empregados compartilham desta visão; e que as iniciativas de gestão do conhecimento estão sendo implementadas de diversas formas. Neste mesmo grupo, de acordo com o IPEA, estão Banco do Brasil, Eletronorte, Eletrosul e Furnas Centrais Elétricas.

MÉTODO DE PESQUISA

Desenvolvido por pesquisa qualitativa bibliográfica. “Na pesquisa qualitativa, o cientista é ao mesmo tempo o sujeito e o objeto de suas pesquisas. O desenvolvimento da pesquisa é imprevisível. O conhecimento do pesquisador é parcial e limitado. O objetivo da amostra é de produzir informações aprofundadas e ilustrativas: seja ela pequena ou grande, o que importa é que ela seja capaz de produzir novas informações (DESLAURIERS, 1991, p. 58)”

1. CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Segundo Drucker (1990), gestão do conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação às outras para gerar lucro e garantir sua sobrevivência e expansão no mercado. Por causa da necessidade de manter-se no mercado, segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 12), que a cada dia torna-se mais competitivo, as empresas procuram modernizar e aumentar a sua capacidade de “[...] criar conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas”, chamados por Gattoni (2004), de processo de criação. Tal processo de criação envolve registros e transferências de conhecimentos, que são partes integrantes da gestão do conhecimento, os quais possibilitam que as empresas criem produtos e serviços com períodos de existência cada dia mais curto e adequado às inovações produzidas dentro das organizações, tornando-se uma importante ferramenta para inovação tecnológica na gerência de projetos. 

Carlos (2009, pp.1-2), apresenta as oito definições mais usadas em trabalhos científicos para Gestão do Conhecimento: 

  1. É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.
  2.  É um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.
  3. A gestão do conhecimento tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional. Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras.
  4. A Gestão do Conhecimento corresponde ao conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, compartilhar, desenvolver e administrar os conhecimentos que possui uma organização e os indivíduos que nesta trabalham de maneira que estes sejam encaminhados para a melhor consecução dos objetivos.
  5. A criação, armazenamento, colaboração e o compartilhar informação de empregados em torno do trabalho. Através de compartilhar e colaborar aumenta-se a eficiência, produtividade e rentabilidade de uma organização. Respaldado por ferramentas e métodos de Tecnologia da informação avançados.
  6. O sistema de Gestão do Conhecimento se define como uma infraestrutura criada pela organização para implantar os processos e os procedimentos que, atuando sobre uma base de dados, de informação e de conhecimentos estruturada em torno da problemática de inovação dos clientes, permitam a utilização do capital intelectual da organização para gerar os serviços e os produtos necessários para contribuir ao aumento da competitividade de suas empresas clientes.
  7. É organizar recursos intangíveis e capacidades organizativas para obter objetivos empresariais. A Gestão do Conhecimento se baseia fundamentalmente em compartilhar conhecimento e permitir o uso de tal conhecimento.
  8. É uma disciplina emergente que tem como objetivo gerar, compartilhar e utilizar o conhecimento tácito e explícito existente num determinado espaço para dar resposta às necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento.

2. VAREJO

Segundo Renato Donato (2012), o varejo consiste no processo de compra de produtos em quantidade relativamente grande dos produtores atacadistas (distribuidores) e outros fornecedores para venda em quantidades menores ao consumidor final. Buscando uma linha mais abrangente, assim o varejo engloba todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais para uso pessoal. Sendo assim, qualquer organização que utiliza esse sistema de venda, seja ela fabricante, atacadista ou varejista, está praticando varejo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com