TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de gestão de negócios em Barcos

Projeto de pesquisa: Análise de gestão de negócios em Barcos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.055 Palavras (17 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 17

O mundo atualmente se encontra na era da informação, cheia de mudanças e incertezas, trazendo novos desafios para as organizações. Nunca antes se precisou tanto de saber a teoria administrativa para garantir o sucesso do administrador e das organizações. A informação e suas fontes fluem a todo o momento, cabe a cada um buscá-las da melhor forma possível para garantir a própria sobrevivência e da instituição que trabalha.

Hoje a sociedade é institucionalizada e composta por organizações, as quais têm todas as atividades relacionadas à produção de bens ou prestação de serviços, planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas.

As organizações dependem do trabalho das pessoas e essas dependem intimamente das organizações. Não há duas organizações iguais, assim como não existem duas pessoas iguais.

Em função dos aspectos de cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade.

A minuciosa análise da organização estagiada trouxe um maior entendimento de como funciona cada setor da empresa. Visto que o tema escolhido, “Gestão Empresarial,” abrange todas as áreas administrativas, este relatório conterá várias análises de políticas de gestão, bem como possíveis melhorias a serem efetuadas na empresa.

Inicialmente o relatório estará abordando a importância da gestão empresarial dentro da empresa Barcos Fisher Ltda., seguindo a linha de pensamento de autores da área de Administração e a prática vivenciada durante o estágio na empresa. Em sequência apresenta-se algumas estratégias para o aumento da produção, qualificação dos funcionários entre outras. Por fim, a conclusão e recomendações que se pôde extrair após a realização do estágio e da pesquisa bibliográfica.

1.1 JUSTIFICATIVA

Sabe-se que a bagagem informacional de uma pessoa que, durante sua estada num curso de graduação, é enorme e pode ser ainda mais ampliada. Para isso é necessário testá-la, e nada melhor que escolher uma organização legalmente constituída, para fazer analise e levantar os diagnostico, essa empresa denomina – se como a empresa Barcos Ltda., onde se possam aprender várias áreas de atuações administrativas, como atendimento ao cliente, produção, vendas entre outras.

Um trabalho de curso visa sempre melhorar atividades dentro das empresas que podemos aplicar o nosso conhecimento. Daí surgiu o interesse na escolha do tema e local de atuação, pois o futuro profissional pode ter novas visões sobre a organização onde trabalha, possibilitando identificar problemas e aprimorar atividades e serviços a fim de garantir uma solidificação da empresa no ramo de atuação.

Através da observação das atividades relacionadas ao departamento administrativo da empresa analisada, há a possibilidade de adquirir maiores informações sobre práticas administrativas e com elas poder planejar mudanças e melhorias.

.

1.2 OBJETIVO GERAL

O objetivo desse trabalho é analisar a gestão empresarial na empresa Barcos Ltda, com a possibilidade de implantações de novos sistemas e de ferramentas que auxiliem o processo.

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivos específicos englobam as várias áreas da administração dentro da empresa Ltda., buscando otimizá-las de acordo com as análises do no local.

Os objetivos específicos são:

• Verificar a importância da gestão empresarial dentro da empresa;

• Analisar as relações interpessoais no meio ambiente empresarial;

• Compreender os procedimentos de venda e atendimento ao cliente;

• Detectar possíveis falhas no processo de produção;

• Estudar as estratégias de marketing;

• Observar a utilização da informática nos processos administrativos;

• Analisar a política social e ambiental da empresa.

1.4 METODOLOGIA

O método utilizado para o embasamento teórico foi à busca em livros e outros meios de informação, como internet, sites especializados em revistas, jornais, material de MBA especializadas da área de administração,

2. GESTÃO EMPRESARIAL

Gestão não é algo simples como se pensa. Para se administrar uma empresa, por menor que seja, deve-se principalmente ter conhecimento sobre o ramo de atuação, ter capacidades gerenciais, tais como: liderança, poder de decisão, ser agente motivador de pessoas.

O administrador deve estar sempre atento às mudanças que ocorrem no mundo, pois, mercados se alteram diariamente, a concorrência é grande e consumidores se tornam cada vez mais exigentes, mas quem é competente na arte de administrar nunca fica por muito tempo atrás, vislumbra oportunidades e supera os obstáculos.

Segundo Drucker (2002, p. 87) “cada pessoa tem sua própria maneira de conseguir um desempenho, de acordo com sua personalidade”.

A gestão é assim, cada gestor tem uma forma de atingir sua meta. Com isso distinguem-se os que possuem mais experiências, conhecimentos e qualificações.

Deve-se sempre buscar a qualificação profissional, conhecer o mercado e estar a par de tudo que ocorre nele, a fim de evitar imprevistos.

Para Hampton, (1992, p. 09) “O que distingue o trabalho de administração de outros tipos de trabalho que se executam no seio de uma organização é o fato de o trabalho administrativo concentrar-se em manter a organização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com